Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

BB-BI: Braskem tem melhora operacional no 3tri26, mas queda dos spreads devem pressionar margens

30 de outubro de 2026, às 16:10

Por Vitória Floro, especial para Broadcast

São Paulo, 30/10/2026 – A melhora operacional da Braskem no terceiro trimestre de 2026 não deve ser suficiente para compensar a queda dos spreads petroquímicos, segundo análise do BB Investimentos (BB-BI). O banco avalia que o aumento dos volumes de vendas e a recuperação das operações no México tendem a ser insuficientes para evitar a piora do resultado financeiro, diante da compressão das margens e da demanda global mais fraca.

A expectativa de resolução do conflito no Oriente Médio reduziu o risco geopolítico e contribuiu para a queda de 7% do barril Brent e de 6% da Nafta em relação ao trimestre anterior. Com a redução dos preços das matérias-primas e a demanda mais fraca, os spreads petroquímicos voltaram a níveis próximos aos anteriores ao aumento das tensões, aponta o BB-BI.

Para o BB-BI, o cenário segue marcado pela sobreoferta global de produtos petroquímicos e pela pressão de importações mais competitivas, diante da desvantagem de custos da produção baseada em nafta. Nesse contexto, o banco avalia que a recuperação operacional não representa uma mudança estrutural no ciclo do setor.

A análise destaca que a perspectiva para a Braskem continua dependente da reestruturação de capital e da definição dos termos de um acordo com credores. A baixa adesão à oferta pública de aquisição (OPA) da Shine I reforçou, segundo o relatório, a incerteza sobre o processo.

Na operação brasileira, a taxa de utilização das unidades ficou em 69%, recuo de 1 ponto porcentual ante o segundo trimestre e alta de 4 pontos porcentuais na comparação anual. As vendas de resinas no mercado interno avançaram 12% na comparação trimestral e 9% em um ano. As exportações de resinas cresceram 37% ante o trimestre anterior. Por outro lado, as vendas dos principais químicos no mercado interno caíram 4% no trimestre e 18% em um ano.

Nos Estados Unidos e na Europa, a taxa de utilização recuou para 74%, queda de 2 pontos porcentuais ante o trimestre anterior e de 5 pontos porcentuais na comparação anual. No México, houve recuperação operacional, com a taxa de utilização subindo para 62%, avanço de 19 pontos porcentuais no trimestre. As vendas de polietileno (PE) aumentaram 28%, embora o spread do produto tenha recuado 35% na comparação trimestral, limitando os ganhos de margem.

As ações da Braskem acumulam queda de 18% em outubro e de 62% em 2026, enquanto o Ibovespa registra alta de 5% no ano, segundo os dados apresentados na análise. O desempenho reflete as preocupações com a queima de caixa, a elevada alavancagem e as incertezas sobre a reestruturação financeira da companhia.

O BB-BI mantém a recomendação em revisão, sem preço-alvo definido, até que haja maior clareza sobre a recuperação extrajudicial, a eventual entrada de capital novo e a possível diluição dos acionistas.

Veja também