Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

A generosidade da Fifa

A Copa é um bom negócio até para quem não entra em campo. Saiba por quê.

24 de junho de 2026

Eliane Sobral

Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro e outros times brasileiros estão em férias, como se sabe. O que não quer dizer que não estejam botando um dinheirinho no caixa enquanto rola a Copa do Mundo na América do Norte. É que a Fifa, sempre tão generosa, paga uma compensação financeira aos times que cedem jogadores para as respectivas seleções nacionais. Batizado de Programa de Benefícios aos Clubes, o valor distribuído em 2026 é de US$ 5 mil.

Mas há uma considerável novidade na Copa deste ano: uma bondosa diária de US$ 11 mil por jogador convocado. E é daí que times no mundo inteiro estão enchendo o cofrinho.

O líder do ranking no Brasil é o Flamengo que teve nada menos que nove craques convocados a defender suas seleções no lado norte da América, entre eles o brilhante meia Arrascaeta, pela não tão brilhante assim seleção uruguaia.

O Palmeiras vem logo em seguida, com sete atletas convocados de John Arias, pela Colômbia, a Piquerez, Uruguai e Flaco Lopes, pela Argentina. Pelas contas do mundo da bola, o time da Gávea deve embolsar algo próximo a R$ 200 mil por dia e o Verdão, algo próximo a R$ 170 mil. Por ora, são apenas projeções, tudo depende de quanto tempo os craques permanecerão na Copa do Mundo.

Os demais times brasileiros com craques em campo são o Atlético Mineiro, com o paraguaio Júnior Alonso; São Paulo, como zagueiro Bobadilla; Fluminense, com o atacante Canobbio; Red Bull Bragantino com Pitta. Inter, Grêmio e Botafogo, e até o Corinthians, com o holandês Memphis Depay, completam o time.

E a conta pode engrossar no pós-Copa, já que o evento é a maior vitrine que há para venda de craques. Uma boa exibição no torneio, sempre reverte em propostas polpudas de times de fora. E, por falar de times de fora, o líder em jogadores convocados é o Manchester City, com – morra de inveja !– 19 craques convocados, entre eles o invejável Erling Halland.

Estima-se que o City arrecade algo próximo a US$ 200 milhões. Por dia! Talvez não seja uma dinheirama para os blues, cuja receita anual gira na casa dos R$ 5 bilhões (esse foi em reais que é para ficar ainda mais impactante!).

De qualquer forma, é sempre bom quando aparece aquele dinheirinho com o qual não se estava contando…

Veja também