Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Soluções de Tecnologia
Broadcast Recebíveis
O sistema operacional para o Ecossistema de FIDCs
Broadcast Radar
Monitoramento inteligente de notícias e conteúdos
Broadcast Fundos
A melhor plataforma para analisar fundos de investimento no Brasil
IA
Em breve
BroadFast
Em breve
Gestão de Investimentos
Em breve
Tokenização de ativos
Em breve
Crédito
Em breve
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
29 de outubro de 2026, às 19:40
Por Aguirre Talento, Felipe de Paula, Vinícius Valfré e Gustavo Côrtes, do Estadão
Brasília, 29/10/2026 – Em depoimento prestado à Polícia Federal, o banqueiro Daniel Vorcaro tentou rebater os investigadores do caso, afirmou que não houve fraude na venda de carteiras do Banco Master ao Banco Regional de Brasília (BRB) e disse que está “preso injustamente” por conta disso.
O banqueiro adotou um tom de confronto ao longo de duas horas de depoimento, prestado no último dia 15 de setembro, e disse que a Polícia Federal e o Banco Central deveriam “assumir suas responsabilidades” e “agir a favor da verdade”. A PF promoveu o indiciamento de Vorcaro por crimes financeiros em relatório enviado na quarta-feira, 28, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e apontou que o banqueiro teve participação ativa na venda de R$ 12 bilhões de carteiras de crédito consignado fraudulentas.
Vorcaro argumentou que essas carteiras foram substituídas por outros ativos e, por isso, não teriam causado prejuízo ao BRB. A investigação, porém, aponta que também havia problemas nesses outros ativos.
“Esse caso virou uma pressão nacional, eu entendo isso tudo, Os senhores sofrem essa pressão também. Mas passa a espuma de mídia e vai ficar na história quem tem coragem de ver a verdade. E eu tô preso injustamente por conta disso. Eu não fiz fraude nenhuma com BRB, eu não lesei nada o BRB, ao contrário, coloquei ativos pessoais meus abaixo do preço pra poder trocar a transação. Eu só preciso ter um voto de confiança. Contrata uma empresa internacional pra ver quanto os ativos valem, eu vou pedir essa perícia lá na ação civel. Vai ficar claro que a minha atitude foi de resolver o problema e de não fazxer fraude nenhuma”, afirmou Vorcaro.
Em outro momento do depoimento dele, o banqueiro tentou confrontar a PF e disse que o Banco Central seria responsabilizado por ter apontado as fraudes do Master.
“Uma hora a verdade vai aparecer. as próprias pessoas do Banco Central vão ser responsabilizadas um dia. Por isso que eu tô chamado a coragem de agir, porque hoje é difícil agir com coragem e a favor da verdade. O fácil é falar: ‘olha fraude, não sei o quê, e incrimina isso aqui’. Isso é fácil. Tanto que tá todo mundo fazendo. Mas vai passar esse momento e quando passar vão ver: ‘teve fraude?’ Não”, disse Vorcaro.
Ao final do depoimento, ele pediu à PF que arquivasse as investigações contra ele e o mandasse de volta para casa. “Arquive esse processo porque não tem prova nenhuma”, disse.
Veja também