Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Soluções de Tecnologia
Broadcast Recebíveis
O sistema operacional para o Ecossistema de FIDCs
Broadcast Radar
Monitoramento inteligente de notícias e conteúdos
Broadcast Fundos
A melhor plataforma para analisar fundos de investimento no Brasil
IA
Em breve
BroadFast
Em breve
Gestão de Investimentos
Em breve
Tokenização de ativos
Em breve
Crédito
Em breve
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
28 de outubro de 2026, às 17:05
Embora a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) esteja preocupada com o avanço das importações de máquinas e equipamentos no País, especialmente as provenientes da China, o presidente da Câmara Setorial de Máquinas Agrícolas da entidade, Pedro Estevão, afirmou que, no caso específico de máquinas agrícolas, o tema ainda não configura ameaça direta ao “core” da indústria nacional. Segundo ele, o crescimento das compras externas tem se concentrado principalmente em tratores pequenos e de baixa potência – nicho em que o Brasil tem pouca ou nenhuma produção relevante.
De acordo com Estevão, as importações chinesas de máquinas agrícolas avançaram neste ano mesmo com o mercado doméstico em retração, mas o aumento ocorreu sobretudo em microtratores e modelos na faixa de 18 a 37 cavalos, e de 37 a 75 cavalos. “Não é o core da nossa indústria”, disse, ao destacar que, no segmento a partir de 75 cavalos – onde está a base de produção nacional -, a elevação das importações foi pequena.
O executivo acrescentou que a entrada desses equipamentos pode estar associada a operações com ex-tarifário (redução temporária da alíquota de imposto de importação) e à expansão de programas de incentivo voltados à agricultura familiar, como o Mais Alimentos, o que abriu espaço para fornecedores externos em um mercado em que fabricantes locais não atuavam ou tinham presença incipiente. Ainda assim, ele afirmou que a Abimaq está aprofundando a análise para detalhar quais subsegmentos vêm puxando as importações, incluindo também o avanço de equipamentos vindos da Índia, e pretende consolidar um material com recorte mais preciso para divulgação ao mercado.
Veja também