Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao seguir navegando você autoriza a utilização deles. Política de privacidade
Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site....
Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles.
Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.
Sem cookies para exibir.
Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Sem cookies para exibir.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
Sem cookies para exibir.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Sem cookies para exibir.
Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.
Sem cookies para exibir.
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
Empresa pretende trazer novas frentes de negócio e investir mais na operação local
19 de março de 2025
Por Gabriel Baldocchi e Circe Bonatelli
A gigante de tecnologia Yandex, conhecida como o ‘Google russo’, pretende aproveitar o apetite do Brasil por alternativas à predominância das grandes plataformas ocidentais da área para ampliar a presença no País. Em conversas com autoridades brasileiras, no fim do mês passado, a companhia sinalizou ao governo a intenção de trazer novas frentes de negócio ao mercado brasileiro e de investir mais na operação local.
Segundo uma fonte com acesso ao tema, que pediu para não ser identificada, os aportes podem alcançar até US$ 400 milhões (R$ 2,3 bilhões).
Procurada, a companhia não confirma a cifra, diz que os encontros não estavam ligados necessariamente a planos de investimentos e que “estará pronta para compartilhar desenvolvimentos futuros, caso ocorram.”
“Estamos sempre felizes em discutir as tendências futuras dos mercados digitais em desenvolvimento, trocar expertise e compartilhar nossas visões e experiências”, afirmou a empresa, em nota. Segundo apurou a Coluna, a intenção do grupo russo é ir ganhando terreno aos poucos para, mais adiante, acelerar o amadurecimento das operações locais.
A Yandex já oferece jogos virtuais em português para o mercado brasileiro. Também inaugurou no ano passado presença no mercado de publicidade digital, por meio da Yandex Ads (hoje chamada de Yango), concorrente do serviço equivalente no Google. A operação passou a ser liderada por Marcelo Costa, executivo com experiência na área de tecnologia e de publicidade digital.
Pouco conhecido no Brasil, o grupo Yandex reúne um dos mais completos ecossistemas de tecnologia do mundo, uma espécie de combinação entre Google, Amazon, Uber, ChatGPT e iFood, com negócios que vão desde carros autônomos a jogos on-line e fintechs, passando pelas tradicionais divisões de mecanismos de busca (search) e publicidade (ads).
Os números do conglomerado russo reúnem um punhado de superlativos. Ao todo, o grupo emprega quase 100 mil funcionários. No ano passado, fechou com uma alta de 37% nas receitas, para um total de 1,094 trilhão de rublos russos (cerca de R$ 73 bilhões). Somente na divisão de buscas (como o mecanismo que deu fama ao Google), a gigante detém uma participação de 66,4% do mercado russo.
Uma delegação liderada pelo CEO da Yandex para a divisão global de buscas, publicidade e Inteligência Artificial, Sergej Loiter, esteve no Brasil em encontros com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o vice-presidente Geraldo Alckmin na véspera do Carnaval. Além da apresentação sobre a plataforma de negócios da gigante, os encontros também trataram de temas como Inteligência Artificial e o peso das big techs ocidentais no mercado global.
Veja também