Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

FMI melhora previsão de crescimento da América Latina em 2025, mas vê desaceleração em 2026

14 de outubro de 2025

Por Thais Porsch

São Paulo, 14/10/2025 – O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima a projeção de crescimento para a América Latina e o Caribe em 2025, em 0,2 ponto porcentual (p.p) em relação a julho, a 2,4%, devido a tarifas mais baixas para a maioria dos países da região e dados mais fortes do que o esperado até o momento.

Para 2026, contudo, o Fundo revisou o crescimento levemente para baixo, em 0,1 ponto porcentual, para 2,3%.

Segundo a instituição, a elevação para 2025 é impulsionada em grande parte pelo México, que deve crescer 1,0%, 0,8 p.p. acima da previsão de julho. Para a Argentina, a projeção de crescimento é de 4,5% este ano e 4% no ano que vem.

Paralelamente, o crescimento para o grupo de economias de mercado emergentes, excluindo a China, foi mais forte do que o esperado na primeira metade deste ano, graças em parte à produção agrícola recorde no Brasil, diz o FMI.

O relatório, porém, alerta que tarifas mais altas impostas pelos EUA estão reduzindo a demanda externa dos emergentes, com implicações profundas para várias grandes economias orientadas à exportação, enquanto a incerteza elevada na política comercial está diminuindo o apetite das empresas por investimento.

Contato: thais.porsch@estadao.com

Veja também