Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium, recebe Título de Cidadã Honorária em reconhecimento à transformação social e ambiental no Vale do Jequitinhonha

Projetos como o “Dona de Mim” e “Seca Zero” foram decisivos para a honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais Homenagem reconhece liderança de Ana Cabral que busca

22 de agosto de 2025

Projetos como o “Dona de Mim” e “Seca Zero” foram decisivos para a honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Homenagem reconhece liderança de Ana Cabral que busca deixar legado positivo da Sigma Lithium no Vale do Jequitinhonha

A empresária Ana Cabral, CEO e fundadora da Sigma Lithium, maior empresa brasileira dedicada à produção de Lítio Verde, foi homenageada nesta quinta-feira (21) pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o Título de Cidadã Honorária do Estado. A honraria celebra não apenas a liderança da executiva, mas o modelo de negócio pioneiro que a empresa implementou no Vale do Jequitinhonha, baseado em inovação ambiental e desenvolvimento social profundo.

A concessão do título foi fundamentada no legado tangível que a Sigma Lithium está construindo em Araçuaí e Itinga. A empresa estabeleceu um novo paradigma para a mineração mundial ao desenvolver a primeira planta de Lítio Verde do planeta, que opera com zero barragens de rejeitos, zero uso de químicos nocivos, zero uso de água potável, zero uso de energia “suja” e zero carbono – inovação que endereça diretamente as maiores preocupações ambientais do setor.

Além da vanguarda tecnológica, o impacto humano foi um pilar central para o reconhecimento de Ana Cabral. Por meio de iniciativas como o programa “Dona de Mim”, a Sigma Lithium já capacitou mais de 2 mil mulheres da região em áreas como empreendedorismo e habilidades para o mercado de trabalho, fomentando a independência financeira e a equidade de gênero. Somado a isso, os projetos “Seca Zero”, de construção de sistemas de captação de água da chuva e poços artesianos, e “Água Para Todos”, de distribuição de caixas d’água para as comunidades do entorno, levam segurança hídrica a dezenas de famílias, mitigando os efeitos históricos da seca no Vale.

“Esta homenagem pertence à resiliência e à força do povo do Vale do Jequitinhonha. Ela é o reconhecimento de que é possível unir desenvolvimento econômico com justiça social e respeito absoluto ao meio ambiente”, diz Ana Cabral. “Programas como o ‘Dona de Mim’ e o ‘Seca Zero’ estão no centro da nossa licença para operar. O Lítio Verde que produzimos carrega em si o DNA do progresso social e da sustentabilidade de Minas Gerais. É um orgulho imenso estar aqui representando os nossos milhares de profissionais que ajudam a tornar nosso propósito realidade na região.”

Com a geração de mais de 1.500 empregos diretos e a priorização de fornecedores e mão de obra locais, a Sigma Lithium está efetivamente criando um ecossistema de inovação que posiciona Minas Gerais como líder na transição energética global, no centro da cadeia produtiva de baterias e veículos elétricos, e prova que o desenvolvimento econômico pode, e deve, ser um vetor para a redução de desigualdades históricas.

OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil.

Veja também