Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
22 de setembro de 2026
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira, 22, que o número de ocorrências que interrompem o fornecimento de energia aos consumidores de Roraima ficou 90,53% abaixo do observado antes da interligação do Estado. Também foi informado que não houve blecaute no período.
Com cerca de 724 quilômetros de extensão, o Linhão de Tucuruí entrou em operação comercial em setembro de 2025. A interligação encerrou a condição de Boa Vista como a última capital brasileira que estava fora do Sistema Interligado Nacional (SIN). O empreendimento recebeu investimento estimado em R$ 3,3 bilhões.
Desde então, a energia do sistema nacional, de matriz predominantemente renovável, passou a atender a maior parte da demanda de Roraima. As termoelétricas locais permanecem disponíveis para dar segurança e flexibilidade à operação.
De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), entre janeiro e setembro de 2025, antes da interligação, foram registradas 243 perturbações com corte de carga (falta no fornecimento de energia). Desde a interligação, houve 23 ocorrências.
A EPE também estima redução de aproximadamente R$ 540 milhões por ano nos encargos setoriais do atendimento a Roraima nos próximos anos. Com a conexão, há menor utilização de óleo diesel em usinas térmicas para atender à demanda local.
O linhão consegue entregar até 1 GW de potência para o Estado. Essa capacidade é quatro vezes maior do que a demanda atual de Roraima. “Isso demonstra que podemos crescer na distribuição, desenvolvendo econômica e socialmente o Estado de Roraima”, declarou Silveira.
O ministro realizou nesta terça-feira visita técnica à Subestação (SE) Boa Vista, em Roraima, ponto de chegada da Interligação Manaus-Boa Vista.
Veja também