Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Fipe/Guilherme Moreira: Alta do IPC por energia elétrica é pontual, moderando em outubro

25 de setembro de 2025

Por Anna Scabello

São Paulo, 25/09/2025 – O Índice de Preços do Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que mede a inflação na cidade de São Paulo, acelerou de 0,28% para 0,34% por energia elétrica residencial, apontou o coordenador do índice, Guilherme Moreira. “Nesta leitura, houve uma contribuição positiva de 0,41 ponto porcentual de Habitação pela devolução do bônus de Itaipu. Contudo, a expectativa é de que essa alta perca força e seja mais próxima de zero em outubro”, afirma.

Moreira projeta que o IPC-Fipe atinja aceleração de 0,65% em setembro, ainda como efeito da devolução de energia elétrica. No entanto, ele não considera essa uma alta preocupante, visto que outros grupos importantes, como Alimentação, tendem a continuar em queda nas próximas leituras.

Como fator positivo para a desaceleração do índice, Moreira menciona ainda o câmbio mais comportado, na faixa dos R$ 5,30. “Isso tira a pressão inflacionária da indústria, por exemplo, e uma hora isso chega aos preços ao consumidor”, frisa.

Contato: anna.araia@estadao.com

Veja também