Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

A celebração mundial do Dia Internacional do Jazz 2025 culmina com um emocionante concerto global All-Star de Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Milhares de apresentações e eventos apresentados em mais de 190 países

1 de maio de 2025

Milhares de apresentações e eventos apresentados em mais de 190 países

Chicago sediará o 15º aniversário do Dia Internacional do Jazz em 2026

 ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos, 2 de maio de 2025 /PRNewswire/ — O 14º Dia Internacional do Jazz, celebrado anualmente, culminou em um empolgante All-Star Global Concert na Etihad Arena, na cidade-sede de Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. O concerto, apresentado pelo ator vencedor do Oscar Jeremy Irons e liderado por Herbie Hancock, contou com artistas de renome mundial de 14 países, incluindo Dee Dee Bridgewater , Etienne Charles , Kurt Elling , Ruthie Foster , José James , John McLaughlin, Hélène Mercier, Danilo Pérez, John Pizzarelli, Dianne Reeves, David Sánchez, Arturo Sandoval, Janis Siegel, Varijashree Venugopal e outros. Assista gratuitamente em jazzday.com.

No All-Star Global Concert, funcionários da UNESCO anunciaram que a cidade natal de Herbie Hancock, Chicago, EUA, sediará a celebração do 15º aniversário do Dia Internacional do Jazz em 2026.

Na manhã de 30 de abril, uma notável Cerimônia de Abertura foi realizada no Qasr Al Watan, o Palácio da Nação. Mohamed Khalifa Al Mubarak, presidente do Departamento de Cultura e Turismo, deu as boas-vindas oficialmente ao Dia Internacional do Jazz em Abu Dhabi. O evento contou com as observações do Diretor-Geral Adjunto da UNESCO para a Cultura, Ernesto Ottone e Jeremy Irons, aclamado ator de teatro, cinema e televisão. Os destaques incluíram uma performance solo comovente de “Maiden Voyage”, de Herbie Hancock, e uma apresentação emocionante da música árabe tradicional de artistas locais.

Os destaques do All-Star Global Concert incluíram Dee Dee Bridgewater tocando uma versão de “The Thrill Is Gone” com John McLaughlin e John Pizzarelli. A mundialmente famosa pianista de concerto Hélène Mercier, de Paris, e o talento emergente A Bu, de Pequim, uniram dois continentes em uma deslumbrante performance de piano em duo de “Rhapsody in Blue” de George Gershwin – uma homenagem clássica ao espírito e ritmo do jazz. Arturo Sandoval, David Sánchez e Danilo Pérez homenagearam Dizzy Gillespie com sua performance eletrizante de “Tin Tin Deo”.

John McLaughlin trouxe seu jazz fusion alucinante para sua composição original “As The Spirit Sings”. Dianne Reeves, conhecida por suas proezas vocais emotivas e interpretações de jazz, fez uma interpretação pungente de “Someone to Watch Over Me”. José James infundiu o clássico “Miss You” dos Rolling Stones com sua mistura única de alma e arrogância. O Jazz Day 2025 concluiu com o tradicional final de “Imagine”, de John Lennon, o hino universal pela paz, trazendo o público de pé em uma celebração da unidade através da música.

As celebrações do Dia do Jazz 2025 em Abu Dhabi incluíram dezenas de programas de divulgação comunitária, trazendo a magia do jazz para crianças pequenas e aspirantes a profissionais em locais como Berklee Abu Dhabi, Bait Al Oud e a Fundação Cultural. Em parceria com a Culture Summit Abu Dhabi, o programa incluiu um concerto especial no Louvre Abu Dhabi e uma conversa de painel instigante entre Herbie Hancock e o CEO do Financial Times, John Ridding. Em todo o mundo, milhares de apresentações, masterclasses, jam sessions, programas educacionais e comunitários ocorreram em mais de 190 países.

Todos os anos, no dia 30 de abril, o Dia Internacional do Jazz reúne países e comunidades em todo o mundo para promover a paz e a unidade, o diálogo entre culturas e o respeito pela dignidade humana. O Dia Internacional do Jazz foi adotado pelos Países Membros da UNESCO por iniciativa do Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, Herbie Hancock, que co-preside a celebração anual com a Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay.

O Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi atuou como Parceiro da Cidade Anfitriã do Dia Internacional do Jazz 2025, com grande apoio global fornecido pela Fundação Doris Duke. A United, parceira global da companhia aérea no Dia Internacional do Jazz, forneceu transporte aéreo e suporte adicional para artistas e educadores.

   Link clicável para Ativos de Foto/Vídeo

www.jazzday.com   
www.unesco.org/en/international-jazz-day

O diretor musical John Beasley conduziu o All-Star Global Concert do Dia Internacional do Jazz de 2025, apresentado por Jeremy Irons na Etihad Arena em 30 de abril em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, com (de L a R) Danilo Pérez, Herbie Hancock, Hélène Mercier, Rhani Krija, Naseer Shamma, Dianne Reeves, Janis Siegel, Ruthie Foster, Linda May Han Oh, Marcus Miller, Tomoaki Baba, Dee Dee Bridgewater, Kurt Elling, Varijashree Venugopal, José James, John McLaughlin, Nils Landgren, Arturo Sandoval e outros artistas famosos. (PRNewsfoto/Herbie Hancock Institute of Jazz)

Vídeo – https://mma.prnewswire.com/media/2678451/Herbie_Hancock_performs_his_iconic_jazz_fusion.mp4
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2678452/Herbie_Hancock_International_Jazz_Day_All_Star_Global_Concert.jpg

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/a-celebracao-mundial-do-dia-internacional-do-jazz-2025-culmina-com-um-emocionante-concerto-global-all-star-de-abu-dhabi-emirados-arabes-unidos-302444746.html

FONTE Herbie Hancock Institute of Jazz

Tópicos Relacionados: Música, Entretenimento

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também