Agronegócios
01/08/2017 15:19

Petrobras/Parente: trabalhamos em plano de sucessão para diretores executivos


Rio, 01/08/2017 - O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou há pouco que a companhia está estudando um "plano de sucessão" para os cargos de diretoria executiva da empresa. Parente fez o comentário em palestra na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio, quando citava ações em prol da melhoria da gestão da estatal. Na saída do evento, questionado sobre mais detalhes do plano de sucessão, o executivo não fez mais comentários, alegando estar em "período de silêncio", já que a petroleira divulgará os resultados do segundo trimestre no próximo dia 10.

"Estamos trabalhando em plano de sucessão para os diretores executivos para consolidar a profissionalização da gestão da empresa", disse Parente na palestra, após listar várias ações de melhoria da governança.

Entre as ações, o executivo citou o fim das indicações de políticos para diretorias da empresa, a avaliação da integridade de pessoas indicadas para postos chaves, a formação de um conselho de administração apenas com membros "independentes", mesmo no caso dos indicados pelo controlador, além da criação de um canal interno para denúncias anônimas sobre irregularidades.

Outra medida de governança adotada em sua gestão, lembrou Parente, está na análise de riscos. Segundo ele, um executivo foi designado para acompanhar cada um dos riscos relevantes para companhia, como mudanças nas condições de mercado (cotação do petróleo e câmbio) e processos judiciais. Ao mencionar os riscos regulatórios, Parente citou as mudanças na gestão da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
"A partir da nova direção da ANP esses riscos começam a ter redução relevante", afirmou Parente. (Mariana Durão - mariana.durao@estadao.com; Vinicius Neder - vinicius.neder@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso