Agronegócios
01/08/2017 15:03

Petrobras/Parente: estamos caminhando bem em meta de desalavancagem


Rio, 01/08/2017 - O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou há pouco que a companhia está "caminhando bem" no que diz respeito a meta de desalavancagem. O executivo lembrou que o plano de desinvestimentos e a geração de caixa são itens fundamentais para a redução da dívida e frisou que a empresa vai "manter a disciplina" na execução do plano de negócio, que foca na redução da alavancagem.

"Nossa alavancagem ainda é mais que o dobro da média da indústria", afirmou Parente, que deu palestra em evento na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio. "Parcerias e desinvestimento têm papel fundamental na redução da dívida", disse o executivo.
Parente ressaltou que a companhia levantou US$ 13,6 bilhões em 2015 e 2016 com a venda de ativos e que a meta para 2017 e 2018 é levantar outros US$ 21 bilhões. "Todo recurso de desinvestimento é usado na amortização da dívida", afirmou o executivo.

O presidente da Petrobras destacou ainda a redução nos juros dos títulos de dívida da estatal desde o início da sua gestão. Quando chegou ao cargo, os juros cobrados pelo mercado apontavam para um calote na dívida no curto prazo.

Outro item importante para a desalavancagem, disse Parente, foi a geração positiva de caixa. Segundo ele, de 2007 a 2014, a empresa registrou geração negativa de caixa, mas de 2015 em diante isso mudou. "Completamos oito trimestres de geração positiva de caixa. Isso é um ado fundamental para dar conta da nossa dívida", afirmou Parente. (Mariana Durão - mariana.durao@estadao.com; Vinicius Neder - vinicius.neder@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso