Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
26 de novembro de 2025
Por Julia Maciel
São Paulo, 26/11/2025 – O professor Alberto Pfeifer, que integra o núcleo de pesquisa Insper Agro Global, disse que a dependência do Brasil de potássio importado é o “calcanhar de aquiles” da economia agrícola brasileira atualmente. “É alarmante o cenário que vemos hoje em fertilizantes. Somos completamente vulneráveis nesse segmento”, afirma Pfeifer. “Temos dependência externa para praticamente 100% de potássio. É algo que deveríamos nos preocupar muito.”
Segundo o especialista, o agronegócio precisa agir a partir de uma perspectiva de poder, como um ativo estratégico. Para isso, no entanto, é necessário olhar para os pontos fracos do setor, como os fertilizantes. “O potássio é um dos minerais que aumentam a nossa produção doméstica”, disse Pfeifer.
O professor chama atenção, ainda, para a instabilidade que paira sobre o setor que atinge diretamente o Brasil. “Temos poucos países e empresas produtoras desses insumos, e que trafegam por rotas extremamente sensíveis”, disse Pfeifer. “Se acontece algo nesses países exportadores, as margens de fertilizantes apertam, a safra cai, a capacidade produtiva diminui e os contratos focam erráticos. Muito mais do que já conseguimos construir pode ser dilapidado.”
Contato: julia.maciel@estadao.com
Veja também