Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Exclusivo/Magda Chambriard: Apostamos que teremos descobertas relevantes na Margem Equatorial

21 de agosto de 2026

Por Denise Luna e Gabriela da Cunha

Rio, 21/08/2026 – Ao longo da trajetória profissional, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, acompanhou marcos fundamentais da indústria petrolífera, desde bacia de Campos e o Pré-Sal. Na última semana, a companhia anunciou descobertas na Margem Equatorial, a partir da campanha exploratória no poço de Morpho. Em entrevista exclusiva à Broadcast, a executiva ressaltou que, embora ainda não seja possível garantir resultados definitivos, os dados obtidos até o momento validam as etapas anteriores e permitem à companhia manter um otimismo, ainda que cauteloso.

“Apostamos que teremos descobertas relevantes na Margem Equatorial”, disse. “O presidente [Lula] reclamou que não conseguia ‘carimbar’ direito a mão nos uniformes da comitiva [ao Oiapoque]. Isso é bom, quer dizer que esse óleo tem tudo para ser mais lucrativo do que o óleo do pré-sal porque parece bem mais leve”.

No início da semana, uma comitiva visitou o navio-sonda ODN II, responsável pela descoberta anunciada na última sexta-feira (14). Seis garrafas do óleo foram apresentadas. Magda destacou que aquele foi um momento importante de “transparência” para com a sociedade.

“Esse óleo está vindo de navio para Cenpes [Centro de Pesquisa da Petrobras] para ser analisado e sabermos sua densidade, viscosidade, quais são as suas características”.

A previsão da estatal é que a perfuração na área seja retomada entre dias 11 ou 12 de setembro. “Após retomada, chegaremos ao fundo do poço de Morpho em 1 semana”, disse a presidente da petroleira.

Contato: denise.luna@estadao.com; gabriela.cunha@estadao.com

Veja também