Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

A Gridspertise amplia seu portfólio de soluções digitais em tempo real com a aquisição da Energyworx

A Gridspertise, empresa de tecnologia controlada conjuntamente pela Enel e pela CVC Partners, que possibilita a modernização das redes elétricas por meio de soluções inteligentes,

19 de setembro de 2025

  • A Gridspertise conclui a aquisição da Energyworx, pioneira em soluções de Gestão de Dados de Energia baseadas em nuvem, reconhecida pelo Gartner como uma visionária no mercado.
  • Para a Gridspertise, essa é uma adição importante, que impulsiona o roteiro de desenvolvimento de soluções e reforça a posição da empresa no mercado.
  • A aquisição gera um valor agregado significativo para os clientes da Gridspertise, graças à incorporação das impressionantes capacidades de soluções da Energyworx para gerenciar, em tempo real, grandes volumes de dados de medidores inteligentes e sensores.

ROMA, 19 de setembro de 2025 /PRNewswire/ — A Gridspertise, empresa de tecnologia controlada conjuntamente pela Enel e pela CVC Partners, que possibilita a modernização das redes elétricas por meio de soluções inteligentes, anunciou hoje a conclusão da aquisição da Energyworx, pioneira em soluções de Gestão de Dados de Energia baseadas em nuvem, com sede nos Países Baixos. A Gridspertise concordou em adquirir a totalidade do capital social da Energyworx dos seus acionistas EDP Ventures, SET Ventures e OWV Beheer B.V.

Robert Denda, Chief Executive Officer of Gridspertise

Com esta aquisição, a Gridpertise acelera o desenvolvimento de seu portfólio de soluções digitais e reforça sua posição no mercado como um parceiro tecnológico de referência, que oferece produtos e serviços inteligentes para a modernização das redes elétricas.

“A Energyworx foi reconhecida pelo Gartner como uma empresa visionária no mercado, por suas ofertas funcionais e técnicas únicas, bem como pela capacidade de antecipar transformações do setor”, disse Robert Denda, CEO da Gridpertise. “Esta aquisição representa um novo marco em nossa estratégia de crescimento, pois a Energyworx traz aos nossos clientes capacidades comprovadas de Gestão de Dados de Energia e Medição, além de abrir um enorme potencial para desbloquear o valor de negócio a partir de dados de medição e sensores em altíssimo volume, com impressionantes capacidades em tempo real”, afirma o executivo.

“Ingressar na Gridspertise representa uma oportunidade importante de escalar nossas soluções inovadoras de MDM para um público global”, disse Marcel E. Smit, CEO da Energyworx. “Nossa plataforma de Gestão de Dados de Energia baseada em nuvem já comprovou seu valor junto a empresas de serviços essenciais em diversos mercados e, agora, como parte do Gridspertise Group, podemos aproveitar sua ampla expertise em redes inteligentes e sua base de clientes para acelerar a implantação de soluções inteligentes de medição em todo o mundo”, completa.

“A Energyworx tem sido uma pioneira em gestão de dados de medição e no processamento automatizado de dados de energia, ajudando as indústrias a desbloquear novos níveis de eficiência e insights”, disse Frederico Gonçalves, Diretor Executivo da EDP Ventures. “Esta aquisição feita pela Gridspertise é uma forte validação da visão, execução e potencial de longo prazo da equipe. Como investidor, foi um privilégio apoiar a empresa ao longo dos últimos anos. Este é um exemplo claro da estratégia da EDP Ventures de investir em empresas de tecnologia com soluções estratégicas para a transição energética, impulsionando seu crescimento e preparando-as para gerar valor significativo para o setor”, afirma Gonçalves.

A Energyworx consolidará ainda mais a capacidade da Gridspertise em processamento avançado de dados, inteligência operacional e otimização de sistemas, impulsionando a transição da empresa para um modelo de negócios ‘As-a-Service’, seguindo a aquisição da Aidon em 2023.

Sobre Gridspertise Group

Grupo Gridpertise é o parceiro tecnológico que oferece soluções inteligentes para a modernização da rede elétrica de forma flexível e confiável, desenvolvendo dispositivos integrados, soluções baseadas em cloud-edge e serviços que permitem, gerenciam e otimizam as redes inteligentes.

Fundada em 2021 como um spin-off da experiência da Enel no desenvolvimento e expansão de tecnologias digitais para redes elétricas, a Gridspertise tornou-se uma empresa independente em 2022 e, em 2023, adquiriu a Aidon — líder em medição inteligente nos países nórdicos, fundada em 2004. Gridspertise e Aidon consolidam seus mais de 200 clientes ao redor do mundo e mais de 20 anos de expertise em redes inteligentes e medição inteligente no Gridspertise Group, controlado conjuntamente pela Enel e pela CVC Capital Partners. Saiba mais em www.gridspertise.com.

Sobre a Energyworx

A Energyworx, fornecedora escolhida por empresas de serviços públicos inovadoras na Europa e nos Estados Unidos, oferece a elas uma plataforma nativa em nuvem para séries temporais. Integradas à plataforma estão soluções pré-configuradas, modulares e de fácil customização nas áreas de Gestão de Dados de Energia (Energy Data Management) e Análise de Redes Inteligentes (Smart Grid Analytics). DSOs, companhias de medição, hubs de dados e cooperativas eléctricas utilizam a Energyworx para apoiar seus processos principais, desde centenas até milhões de medidores inteligentes. Visite www.energyworx.com.

Photo – https://mma.prnewswire.com/media/2777291/Gridspertise_CEO_Denda.jpg

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/a-gridspertise-amplia-seu-portfolio-de-solucoes-digitais-em-tempo-real-com-a-aquisicao-da-energyworx-302561516.html

FONTE Gridspertise

Tópicos Relacionados: Serviços Públicos, Computação em Nuvem/Internet das Coisas, Aquisições, Fusões, Incorporações, Concessionárias de Energia Elétrica, Petróleo/Energia, Computador/Eletrônica

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também