Agronegócios
25/03/2019 16:16

Reforço no seguro rural depende de reforçar a base, que é o zoneamento agrícola, diz Sampaio


São Paulo, 25/03/2019 - O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Eduardo Sampaio, disse hoje em evento em Brasília que há "consenso, no nível técnico e político" para reforçar o seguro rural. "Isso não pode ser feito sem reforçar a base, que é o zoneamento agrícola de risco climático", acrescentou, conforme nota do ministério.

O zoneamento agrícola permite ao produtor rural identificar o melhor período de plantio de culturas nos diferentes tipos de solo para evitar riscos de perdas relacionadas a fenômenos climáticos adversos. "Em um cenário de mudanças do clima, o governo precisa tomar decisões com base em informações científicas fidedignas, que afetam o desenho das políticas públicas", continuou o secretário. Ele participou, nesta manhã, de seminário em Brasília promovido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Sampaio mencionou, ainda, que mudanças em curso, como o aprimoramento do zoneamento agrícola e o direcionamento dos serviços de meteorologia para a atividade agrícola "fazem parte da reestruturação do seguro rural, que deverá ter seu valor aumentado no Plano Safra deste ano para atender a um maior número de produtores", confirmou. (Tânia Rabello - tania.rabello@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos