Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
5 de maio de 2026
Por Leandro Silveira
São Paulo, 05/05/2026 – O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Roberto Perosa, afirmou que o Brasil pode enfrentar uma queda de até 10% nas exportações de carne bovina em 2026 caso não haja abertura de novos mercados relevantes. “Se as variáveis atuais não mudarem, pode ter uma queda de 10%”, disse nesta terça-feira, em encontro com jornalistas em São Paulo.
Perosa ponderou que a abertura de mercados como Japão e Turquia poderia alterar esse cenário, destacando que o avanço depende de negociações sanitárias e diplomáticas. No caso japonês, ele ressaltou o potencial de embarque de produtos de maior valor agregado.
Diante desse cenário, frigoríficos já começam a ajustar a produção. Perosa relatou casos de redução de ritmo de abate. “Existe uma indústria média de São Paulo que hoje abate 1.200 bois por dia. A partir de maio, ela vai abater mil bois, três vezes por semana”, disse. A estratégia inclui paralisações temporárias e férias coletivas enquanto o setor aguarda melhora na demanda.
Apesar disso, Perosa enfatizou que o setor trabalha para evitar esse cenário, com foco tanto no mercado externo quanto no interno. “Nós estamos trabalhando dia e noite para criar demanda”, disse. Entre as frentes estão negociações com o governo para abertura de mercados e estímulo ao consumo doméstico. Sobre o mercado interno, ele reconheceu que, embora esteja aquecido, pode não ser suficiente para absorver o excedente, especialmente de cortes destinados à China.
Contato: leandro.silveira@estadao.com
Veja também