Agronegócios
07/08/2019 18:20

Amazônia: Serviço Florestal Brasileiro inaugura amanhã em Manaus a 'Casa de Carbono'


São Paulo, 07/08/2019 - O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vão inaugurar amanhã o primeiro Laboratório de Inventário e Mensuração de Florestas Tropicais, em Manaus (AM). De acordo com nota do Ministério da Agricultura, o laboratório, apelidado de "Casa de Carbono", vai apoiar os esforços do Inventário Florestal Nacional para o desenvolvimento de equações e processamento de dados para estimar o volume de madeira, biomassa e carbono armazenado pelas árvores da floresta amazônica.

"O laboratório foi construído com recursos do Fundo Amazônia, geridos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e repassados à universidade por meio do SFB", diz a nota. O SFB era subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, mas, na gestão do presidente Jair Bolsonaro passou a integrar o Ministério da Agricultura.

A pasta explica, ainda, que o Inventário Florestal Nacional é um levantamento realizado pelo governo federal para produzir informações sobre os recursos florestais brasileiros. A coleta de dados é feita em todo o território, diretamente nas florestas - naturais e plantadas - incluindo a coleta de amostras botânicas e de solo, a medição das árvores e a realização de entrevistas com os moradores das proximidades. Desta forma, são avaliadas a qualidade e as condições das florestas e a sua importância para as pessoas.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos