Agronegócios
03/09/2021 08:47

Boi: Comissão do Senado aprova sugestão legislativa para proibir exportação de gado em pé


Por Julliana Martins

São Paulo, 03/09/2021 - A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou na segunda-feira (30) sugestão legislativa que proíbe os embarques de gado em pé para o mercado externo, conforme a Agência Senado. A proposta foi relatada pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que apontou como justificativas superlotação, desgaste físico, dor e "práticas cruéis durante o transporte dos animais em navios". O próximo passo é a análise da sugestão como projeto de lei.

Críticas - A Associação Brasileira de Angus divulgou nota criticando a admissão, por parte da CDH do Senado, da sugestão de proibir a exportação de gado em pé pelo Brasil. "A medida fere a lei de mercado e o direito dos produtores de comercializarem seus produtos livremente", disse a entidade. Segundo o comunicado, a raça Angus envia, todos os anos, cargas "expressivas" de animais vivos a países do Oriente Médio. "É essencial que se diga que o processo respeita rigorosamente as regras internacionais de transporte de gado e atenta para as boas práticas de bem-estar animal", afirma.

"A Associação Brasileira de Angus reitera sua defesa ao direito dos criadores ao livre comércio e espera de seus representantes no Senado Federal uma posição de enfrentamento urgente ao texto referido."

Contato: julliana.martins@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos