Agronegócios
03/09/2020 10:50

Boi/Cepea: arroba atinge valor recorde real em agosto, de R$ 228,48


Por Tânia Rabello

São Paulo, 03/09/2020 - O preço do boi gordo tem registrado sucessivas altas no mercado interno em função da escassez de animais para abate e da forte demanda exportadora de carne bovina. Em razão disso, o indicador do boi gordo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP) registrou média mensal de R$ 228,48 por arroba em agosto, um recorde real desde o início da série histórica do Cepea, iniciada em 1994.

Segundo relatório do Cepea antecipado ao Broadcast Agro, "as intensas exportações brasileiras de carne, atreladas à oferta restrita de boi gordo no pasto, evidenciada por dados oficiais indicando menor número de animais abatidos, mantêm os preços da arroba em alta no mercado nacional".

O Cepea destaca, entretanto, que a valorização da arroba não indica que o pecuarista está com margens maiores de lucro. Isso porque os animais de reposição (bezerro e boi magro) estão sendo negociados igualmente em patamares recordes reais das respectivas séries do Cepea. "Além da reposição - que representa mais da metade dos custos de produção de pecuaristas recriadores -, a forte valorização do dólar neste ano elevou os preços de importantes insumos pecuários que são importados", diz o Cepea, que conclui: "É importante lembrar, ainda, que insumos de alimentação, como milho e farelo de soja, estão bastante valorizados".

Contato: tania.rabello@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos