Agronegócios
02/10/2020 11:25

Arroz: importação de fora do Mercosul alcança 225 mil t, informa Agricultura


São Paulo, 02/10/2020 - O Brasil contratou, até o momento, a importação de cerca de 225 mil toneladas de arroz dos Estados Unidos, Índia e Guiana, que deverá entrar no País na segunda quinzena deste mês e em novembro. A informação é do Ministério da Agricultura.

O governo federal tomou a decisão de zerar a Tarifa Externa Comum (TEC) sobre a importação de arroz de fora do Mercosul, até 31 de dezembro deste ano, como medida para conter a alta nos preços do produto no mercado interno. A redução temporária está restrita à cota de 400 mil toneladas do cereal.

O diretor de Comercialização e Abastecimento, Silvio Farnese, do Ministério da Agricultura, informa em nota que "o aumento no consumo interno provocado pelo crescimento da alimentação em domicílio por efeito da pandemia de covid-19 resultou na elevação de preços de alimentos básicos, como arroz e feijão". Segundo ele, o incremento da demanda mundial de alimentos com a preocupação da segurança alimentar criou no País um cenário propício ao aumento das exportações de arroz em ritmo recorde em relação aos anos anteriores.

A produção brasileira de arroz na safra 2019/2020, estimada pela Conab em 11,2 milhões de toneladas, atende ao consumo estimado em 10,8 milhões de toneladas. Para 2021, é esperado um crescimento na produção de arroz de 7,2% em relação à safra anterior.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: