Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
23 de julho de 2026
São Paulo, 23/07/2026 – A produção mundial de café na safra 2026/27 deve alcançar 189,7 milhões de sacas, volume recorde e 10,8 milhões de sacas superior ao do ciclo 2025/26, de acordo com estimativa do Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Em relatório, a agência disse que o desempenho deve ser impulsionado principalmente pelas colheitas históricas previstas para Brasil, Etiópia, Uganda e Vietnã. O aumento mais do que compensa as perdas esperadas na Índia e na Indonésia.
Com maior oferta, as exportações globais de café em grão devem atingir um recorde de 131,4 milhões de sacas em 2026/27, aumento de 11,9 milhões de sacas, disse o USDA. Já o consumo mundial é estimado em 179,7 milhões de sacas, também um recorde, com os maiores avanços na União Europeia e nos Estados Unidos. Os estoques finais devem subir pelo segundo ano consecutivo, para 26,3 milhões de sacas.
Entre os principais produtores, o Vietnã deve colher uma safra recorde de 32,5 milhões de sacas em 2026/27, alta de 800 mil sacas na comparação anual, com expansão da área cultivada e aumento da produtividade, segundo o USDA. Os preços elevados observados recentemente permitiram aos produtores ampliar os investimentos em fertilizantes e outros insumos. As exportações vietnamitas são estimadas em 25,4 milhões de sacas, aumento de 300 mil sacas.
Na América Central e no México, a produção deve crescer quase 600 mil sacas, para 17,7 milhões, impulsionada principalmente pela recuperação de Honduras. Na Colômbia, a produção é projetada em 13,4 milhões de sacas, aumento de 900 mil sacas, refletindo a boa umidade do solo após as chuvas do ano passado e o maior uso de fertilizantes e defensivos, destacou a agência. As exportações colombianas devem subir 500 mil sacas, para 12,2 milhões de sacas, destinadas principalmente aos Estados Unidos e à União Europeia.
A Etiópia também deve alcançar produção recorde, de 12,1 milhões de sacas, com crescimento superior a 500 mil sacas graças à ampliação da área plantada e ao uso de variedades de maior produtividade, que já ocupam mais da metade da área cultivada no país. Em sentido oposto, a Indonésia deverá colher 11,4 milhões de sacas, redução de 1 milhão de sacas, de acordo com o USDA. O recuo é atribuído principalmente à menor produção de robusta, devido ao excesso de chuvas que prejudicou a floração e a formação dos frutos nas principais regiões produtoras do sul de Sumatra e Java.
(Equipe AE)
Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast
Veja também