Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

MME: investimento de R$ 2,8 bi no Amazonas inclui maior reserva terrestre de petróleo do Brasil

27 de maio de 2026

Por Renan Monteiro e Gabriel de Sousa

Brasília, 27/05/2026 – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, detalhou que os investimentos de mais de R$ 2,8 bilhões no Amazonas, anunciados hoje, serão voltados à reconstrução da indústria naval, expansão da produção de gás natural no Polo de Urucu e desenvolvimento de “projetos de sustentabilidade” na região amazônica. Serão aportes feitos pela Petrobras.

Cerca de R$ 2,5 bilhões serão destinados à perfuração de 22 novos poços e implantação de cerca de 40 quilômetros de linhas no Polo de Urucu. Essa é considerada a maior reserva terrestre de petróleo e gás natural do país. Em outra frente, serão destinados R$ 303,5 milhões para construção de 18 embarcações da Transpetro.

Alexandre Silveira também informou uma parcela de R$ 738 milhões no âmbito do programa no Luz para Todos. Além disso, ele voltou a cravar que a tarifa de energia elétrica ficará mais barata com a esperada abertura de mercado para os consumidores tradicionais até dezembro de 2027.

“Agora toda a população até dezembro de 2027 vai poder comprar energia e escolher a fonte e de quem comprar. Criando concorrência e baixando a energia, o nosso número é de mais de 20%”, declarou. A fala sugere que a redução seria superior a 20%, mas não houve mais detalhamento.

O Ministério de Minas e Energia (MME) deve concluir ainda neste semestre a proposta de decreto com as diretrizes para a abertura de mercado de energia elétrica aos consumidores de baixa tensão. O mesmo normativo deve tratar ainda da regulamentação do chamado “supridor de última instância”, espécie de rede de apoio para pequenos consumidores.

Contato: renan.monteiro@broadcast.com.br; gabriel.sousa@broadcast.com.br

Veja também