Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Petrobras/Magda: Minerais críticos são indispensáveis p/ eletrificação, queremos participar disso

22 de junho de 2026

Por Rayanderson Guerra e Gabriela da Cunha

Rio, 22/06/2026 – A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou há pouco que a atuação conjunta da estatal com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se sustenta pelo foco comum de “trabalhar pelo benefício do Brasil” e que, nesse objetivo, o desejo da Petrobras é dominar o cenário de tecnologia no País, o que passa pela agenda de minerais críticos.

“O BNDES já estruturou um fundo nessa área e a Petrobras chega para somar esforços”, disse durante evento de celebração do aniversário de 74 anos do banco público. “Queremos um Brasil participando dessa cadeia global de fornecimento de tecnologia. Minerais críticos são indispensáveis para a eletrificação e queremos participar disso. No primeiro momento, nossa participação é com o Cenpes”, complementou. O Cenpes é um centro de pesquisas, desenvolvimento e inovação da Petrobras.

No evento no Rio de Janeiro, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a executiva também ressaltou as diferentes parcerias e recursos voltados para inovação, como o Fundo de Investimento em Participações nos setores de Transição Energética e Descarbonização (FIP Transição Energética), em parceria com o BNDES e a Finep, com capital-alvo de R$ 500 milhões, além do primeiro leilão do ProFloresta+, voltado à compra de créditos de carbono de alta integridade.

“A Petrobras tem US$ 13 bilhões até 2030 para apoiar tecnologia limpa”, acrescentou.

Contato: rayanderson.guerra@estadao.com; gabriela.cunha@estadao.com

Veja também