Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Novo ‘Dia do perdão’ tem 11,5 GW em pedidos de rescisão de contratos de transmissão

19 de junho de 2026

Por Luciana Collet

São Paulo, 19/06/2026 – O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recebeu 223 solicitações de adesão ao mecanismo excepcional para a rescisão amigável de Contratos de Uso do Sistema de Transmissão (CUST). No total, os pedidos somam 11,5 gigawatts (GW) em projetos eólicos, solares e termelétricos, que estão localizados nos Estados da Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.

A iniciativa, conhecida como “dia do perdão”, foi aprovada recentemente pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para evitar o crescimento da inadimplência acumulada por usinas em encargos rescisórios não pagos por empreendedores que haviam firmado contratos de uso do sistema de transmissão. Estimativas apontaram que R$ 3,5 bilhões que poderão ser acumulados.

Em 2023 a Aneel já havia instituído o mecanismo excepcional ao permitir a revogação de outorgas e a rescisão dos contratos sem aplicação de encargos rescisórios. A situação está relacionada à chamada “corrida do ouro”, como ficou conhecido o intenso movimento de pedidos de acessos aos sistemas de transmissão por parte de novos projetos eólicos e solares observado entre 2021 e 2022, após a publicação da lei 14.120/2021, que determinou o fim dos descontos para conexão dessas fontes de geração.

A partir de agora, os pedidos apresentados ao ONS para a rescisão do CUST passarão por avaliação da documentação para habilitação no processo. Pelo cronograma definido, até 20 de agosto o ONS deverá informar quais empreendimentos estão habilitados, que serão encaminhados à Aneel, a quem caberá decidir sobre a revogação das outorgas.

Conforme o ONS, a maior parte das solicitações correspondem a empreendimentos de geração solar, com 211 pedidos, que somam 9,3 GW. Outras nove solicitações, com 0,3 GW, referem-se a projetos eólicos. As demais três solicitações são de geração térmica, representando 1,9 GW.

Em termos geográficos, os maiores volumes de pedidos foram registrados em Minas Gerais (4,0 GW) e na Bahia (2,8 GW).

Contato: luciana.collet@estadao.com

Veja também