Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
9 de junho de 2026
Por Elisa Calmon
São José dos Campos, 09/06/2026 – A Embraer apresentou nesta terça-feira a primeira das 24 aeronaves E195-E2 que serão operadas pela Latam Airlines. Com início das entregas previsto para o quarto trimestre deste ano, os jatos marcarão a estreia de aeronaves da fabricante brasileira na frota da companhia aérea.
Em setembro do ano passado, o Grupo Latam anunciou um acordo para a compra de até 74 aeronaves da Embraer, sendo 24 pedidos firmes, somando US$ 2,1 bilhões a preço de tabela, e 50 opções de compra. A Latam espera receber as primeiras 12 unidades do E195-E2 até o fim deste ano.
Já pintada, a aeronave apresentada hoje passará agora pelo processo de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Essa etapa pode durar cerca de 60 dias. O modelo tem capacidade para transportar até 146 passageiros.
Os primeiros destinos atendidos pelas aeronaves da Embraer serão anunciados em julho. A companhia já adiantou, no entanto, que as unidades iniciais serão utilizadas em rotas domésticas no Brasil. Posteriormente, poderão ser incorporadas por outras afiliadas do grupo.
Neste ano, apesar da disparada do preço do combustível, a Latam Brasil espera receber 27 aeronaves. Além das 12 unidades do E195-E2, a companhia aguarda a entrega de outras 15 aeronaves da Airbus, segundo o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier.
“Continuamos acreditando no crescimento de longo prazo da aviação brasileira, e os E2 vão permitir chegar a mais cidades e fortalecer ainda mais nossa rede”, afirmou Cadier em entrevista recente à Broadcast.
Próximos passos
A preparação para a entrada em operação do E195-E2 já está em andamento. Em abril, a Latam Airlines Brasil concluiu a contratação de mais de 50 pilotos e copilotos para formar sua primeira turma de tripulantes exclusiva para o modelo. A companhia também iniciou o treinamento, em simuladores e voos supervisionados, de pilotos que já integram seu quadro para a obtenção da habilitação técnica no E195-E2.
Em meio à disputa por mão de obra no setor aéreo, a Latam também anunciou um bônus de contratação de R$ 160 mil para pilotos selecionados no processo seletivo de comandantes do Embraer E195-E2.
Contato: elisa.ferreira@estadao.com
*A repórter viajou a convite da Embraer
Veja também