Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Cooperativa Tradição inaugura no PR indústria com capacidade de processar 3 mil t de soja/dia

26 de março de 2026

Por Gabriel Azevedo

São Paulo, 26/03/2026 – A Cooperativa Agroindustrial Tradição inaugurou nesta quinta-feira (26) unidade industrial de óleo e farelo de soja em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, com capacidade para processar até 3 mil toneladas por dia, ampliando a industrialização da produção regional. O investimento total foi de R$ 770 milhões, sendo R$ 34 milhões financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Com a nova planta, a cooperativa passa a absorver integralmente a produção de soja dos cooperados, permitindo o processamento local da matéria-prima e reduzindo a necessidade de escoamento de grãos in natura. A estimativa é de geração de 180 empregos diretos, além de vagas indiretas ligadas à logística, serviços e cadeia de suprimentos.

O diretor-executivo da cooperativa, Fernando Alan Tonus, disse em nota que a unidade opera com tecnologia de ponta e uso de inteligência artificial. “Entramos na indústria 4.0, com alta eficiência operacional e baixo consumo. Isso representa competitividade, segurança e mais sustentabilidade para os nossos cooperados”, afirmou.

O projeto começou a ser estruturado em 2021, com a aquisição da área. As obras de terraplenagem tiveram início em 2023 e a construção foi concluída ao longo de 2024, com a unidade entrando agora em operação. A planta também atende cooperativas parceiras por meio de um modelo de intercooperação.

A Tradição reúne 2.898 cooperados, atua em 45 municípios e possui área superior a 535 mil hectares. Além do Paraná, a cooperativa está presente em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

O investimento acompanha o avanço da produção de soja no Paraná, segundo maior produtor nacional. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado (Seab), a safra deve alcançar cerca de 22 milhões de toneladas em 2026, o equivalente a aproximadamente 13% da produção brasileira.

Contato: gabriel.azevedo@estadao.com

Veja também