Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Empresa brasileira de IA, Indicium, anuncia fusão com a britânica Mesh-IA

4 de novembro de 2025

Por Aramis Merki II

São Paulo, 04/11/2025 – A Indicium, startup criada por brasileiros em Santa Catarina e atualmente com sede em Nova York, anuncia a fusão com a britânica Mesh-AI. As duas atuam com consultoria em dados e inteligência artificial (IA). A operação deixa as companhias com participação igual em 50% para cada uma e foi apoiada pela Columbia Capital, fundo investidor em ambas.

A empresa formada se chamará Indicium AI. No primeiro trimestre de 2026 será a virada para a nova marca. A companhia será liderada globalmente por Kelly Manthey, executiva com mais de 25 anos de experiência em consultoria e transformação digital. Ela é ex-CEO da Kin + Carta, consultoria de transformação digital que foi adquirida pela Valtech.

Matheus Dellagnelo, cofundador e CEO da Indicium, aponta que o plano é aplicar nas operações dos Estados Unidos e América Latina o que a Mesh-AI está fazendo na área financeira. Além disso, será possível explorar o relacionamento que a empresa londrina já tem com a OpenAI e a Anthropic, que estão liderando a indústria de IA.

Dellagnelo passará a ocupar o posto de CEO para Américas da Indicium AI. Já Jacob Parsons, CEO da Mesh-AI, atuará como líder para Europa da nova empresa. A partir da fusão, serão 600 especialistas em dados.

A fusão ocorre pouco mais de um mês após a Indicium receber investimento da Databricks Ventures, braço de investimento da Databricks, companhia avaliada em mais de US$ 100 bilhões. Foi a partir do fechamento do negócio que as conversas com a Mesh-AI andaram, de acordo com Dellagnelo.

Contato: merki@broadcast.com.br

Veja também