Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
Proporção de brasileiros que usa celular, tablet ou computador para este fim chega a 71,2%, aponta IBGE
24 de julho de 2025
Por Gabriela da Cunha
O acesso a bancos e outras instituições financeiras pela internet cresceu 11,1 pontos percentuais entre 2022 e 2024, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A popularização do Pix, meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, é uma das hipóteses apontadas para explicar a alta.
Depois de avançar 6,6 pontos em 2023, a proporção de brasileiros que usa celular, tablet ou computador para serviços financeiros subiu mais 4,5 pontos em 2024, chegando a 71,2%. As informações são do módulo Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).
“Nenhuma dentre as oito finalidades investigadas teve uma expansão tão rápida no período quanto o uso da internet para acessar bancos. Em 2022, eram 97,1 milhões de pessoas, enquanto em 2024 houve um salto para 119,6 milhões”, comentam Gustavo Geaquinto Fontes e Leonardo Areas Quesada, analistas de pesquisa do IBGE. “O aumento da bancarização, o maior número de relacionamentos financeiros e o Pix são hipóteses que fazem sentido e podem explicar o movimento”, dizem.
No mesmo intervalo, as transações via Pix somaram 129,8 bilhões, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Só em 2024 foram 63,8 bilhões, resultado que superou o volume combinado de cartão de crédito, débito, boleto, TED, cartão pré-pago e cheques.
Entre os que estudam, 48,9% acessaram bancos ou outras instituições financeiras on-line.
Na população estudantil, o uso da internet concentrou-se em assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes (94,7%). Entre os não estudantes, a maior proporção foi registrada para conversar por chamadas de voz ou vídeo (95,7%). O perfil etário e os hábitos de utilização da internet mais específicos ajudam a explicar o retrato.
Ainda de acordo com o IBGE, a maior disponibilidade de serviços públicos por meio da internet também é um dos destaques: a proporção passou de 33,4% para 38,8% dos brasileiros entre 2022 e 2024. Só a plataforma GOV.BR, do governo federal, por exemplo, reúne mais de 4.500 serviços digitais federais e dá acesso a outros 8.700 estaduais e municipais.
A pesquisa ainda revela que, frente a 2023, houve aumento do uso da rede para ouvir música, rádio ou podcast (1,1 ponto) e para assistir a vídeos (0,9 ponto).
Mas foi o acesso para conversar por chamadas de voz ou vídeo que se manteve como a finalidade mais citada, alcançando 95% dos usuários em 2024. Enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagem por aplicativos diferentes de e-mail veio em seguida, com 90,2%.
Na comparação por sexo, a principal diferença apareceu no hábito de jogar on-line (pelo videogame, celular, computador etc.): 36,9% dos homens utilizaram a internet para esse fim, ante 24% das mulheres. No total, 30,2% dos brasileiros relataram jogar em 2024.
A prática de apostas esportivas, as bets, não foi investigada. Os pesquisadores afirmam que o questionário foi revisto em 2022 e que uma nova atualização, ainda sem data, poderá incluir o tema.
“Os hábitos de uso da internet têm evoluído muito rápido e os questionários são planejados para se aproximar de pesquisas internacionais e atender demandas ministeriais, preservando algumas séries históricas de dados”, dizem.
A sondagem, realizada no quarto trimestre de 2024, avaliou o acesso à internet e à televisão nos domicílios e a posse de telefone celular pelas pessoas com dez anos ou mais.
Veja também