Agronegócios
06/11/2019 18:54

Carnes: China confirma que vai retomar importação de carnes canadenses


Ottawa, 06/11/2019 - A China confirmou nesta quarta-feira que vai retomar as importações de carne canadense. De acordo com o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Geng Shuang, autoridades chinesas ficaram satisfeitas com o plano apresentado pelo Canadá para corrigir problemas na emissão de certificados de exportação. No fim de junho, Pequim pediu que o Canadá suspendesse todos os embarques de carnes que tivessem como destino a China, após descobrir certificados falsificados de exportação em alguns carregamentos de carne suína.

Ontem, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, já tinha anunciado no Twitter que os embarques de carnes para a China seriam retomados.

A relação entre os dois países está estremecida desde a prisão, em dezembro do ano passado, da diretora financeira da companhia chinesa Huawei, Meng Wanzhou, a pedido do governo norte-americano. Após o episódio, a China prendeu dois cidadãos canadenses alegando questões de segurança nacional, proibiu a importação de canola canadense e adotou maior rigor na inspeção de produtos agrícolas importados do Canadá.

Questionado sobre se a retomada das importações de carne seria um sinal de melhora na relação entre Ottawa e Pequim, Geng disse que cabe ao Canadá libertar a executiva da Huawei e garantir seu retorno à China. "As dificuldades atuais não foram causadas pelo lado chinês", disse. Fonte: Dow Jones Newswires.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos