Agronegócios
14/01/2022 12:05

Emater/RS: plantio da soja atinge 95% da área beneficiado com chuvas da última semana; 20% do milho está colhido


São Paulo, 14/01/2022 - As chuvas da última semana no Rio Grande do Sul permitiram aos gaúchos avançarem com o plantio da soja 2021/22, que atinge 95% da área, segundo a Emater. Das lavouras implantadas, 3% estão em enchimento de grãos, 28% em floração e 69% em germinação e desenvolvimento vegetativo. "Produtores replantaram lavouras em alguns municípios devido à estiagem. Na de Soledade, a distribuição das chuvas ocorridas foi irregular, porém em parte da região, onde a semeadura estava atrasada, os acumulados de chuva foram maiores e a semeadura da soja está sendo finalizada.

Já a colheita do milho atinge 20% da área. Das lavouras de milho no Estado, 28% estão em maturação, 25% em enchimento de grãos, 10% em floração e 17% em germinação e desenvolvimento vegetativo. "Assim como a soja, também falta apenas 5% para conclusão do plantio da área total estimada", disse a Emater. "Na região de Pelotas, as lavouras implantadas no cedo foram beneficiadas pelas últimas chuvas, pois encontram-se em estádio reprodutivo de desenvolvimento. No entanto, a irregularidade das precipitações gera perdas em lavouras onde não choveu e naquelas em que o volume precipitado foi baixo."

Conforme a Emater, na regional de Santa Rosa, algumas lavouras apresentam perda superior a 80% em relação à produtividade esperada inicialmente. Produtores têm solicitado o amparo do Proagro e a liberação dessas lavouras para a alimentação de bovinos. Na regional de Caxias do Sul, conforme levantamento, a média de perdas está em 25%, variáveis em função do estádio de desenvolvimento da cultura e da microrregião onde se localiza.

Em relação ao arroz, 100% irrigado no Rio Grande do Sul, as lavouras têm bom desenvolvimento, favorecidas pela alta insolação. "O plantio está praticamente finalizado (99% da área total estimada). Do total implantado, 4% das áreas estão em enchimento de grãos, outros 22% em floração e 74% em germinação e desenvolvimento vegetativo."
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos