Agronegócios
09/07/2019 14:50

Soja: Embrapa e Castanhal assinam acordo para plantio sustentável no nordeste do Pará


Por Tânia Rabello

São Paulo, 09/07/2019 - A Embrapa, a prefeitura de Castanhal, no nordeste do Pará, e o Sindicato Rural do município assinaram nesta segunda-feira um acordo de cooperação técnica para o cultivo sustentável de soja. De acordo com nota da Embrapa divulgada hoje, o acordo prevê o desenvolvimento de ações de pesquisa e transferência de tecnologia voltadas ao cultivo da oleaginosa, como adaptação de novas cultivares para o solo e o clima locais, época de plantio e sistemas de produção.

De acordo com o prefeito de Castanhal, Pedro da Mota Filho, a agricultura já foi uma atividade de destaque no município, especialmente com o cultivo de arroz, milho, frutas e mandioca. Ele reconhece, entretanto, que a região está precisando de "novas alternativas para fixar o homem no campo frente ao alto índice de desemprego no País".

De acordo com a Embrapa, o Pará, Estado no bioma amazônico, plantou, em 2018, cerca de 450 mil hectares de soja, sendo mais de 200 mil na região de Paragominas. A ideia é ampliar o cultivo sustentável desse grão em outras regiões que apresentem características favoráveis de solo e clima, caso de Castanhal e do nordeste do Pará.

Contato: tania.rabello@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos