Agronegócios
02/09/2021 08:36

Vaca louca: Ministério da Agricultura diz que Brasil tem procedimento de vigilância recomendado pela OIE


Por Julliana Martins

São Paulo, 02/09/2021 - Questionado sobre os relatos de caso atípico de vaca louca em Minas Gerais, o Ministério da Agricultura disse que o Brasil adota procedimentos de vigilância, investigação e notificações recomendadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). "Casos em investigação são corriqueiros dentro dos procedimentos de vigilância estabelecidos e medidas preventivas são adotadas imediatamente para garantir o controle sanitário. Uma vez concluído o processo em investigação, os resultados serão informados", informou o ministério em nota, sem dar mais detalhes.

Os contratos futuros de boi gordo na B3 despencaram ontem com a informação de que um caso da doença teria sido identificado em um animal do Estado de Minas Gerais. O vencimento de outubro, o mais líquido, fechou o dia com queda de R$ 13,60 por arroba, a R$ 296,95/arroba.

O sócio-diretor da Scot Consultoria, Alcides Torres, disse que a notícia partiu do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que informou do caso aos frigoríficos que atuam na região mineira. Segundo ele, o Ministério da Agricultura coletou amostras do animal e as enviou a um laboratório da OIE no Canadá para análises mais detalhadas. O resultado ainda não foi divulgado.

contato: julliana.martins@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos