Agronegócios
19/11/2021 08:53

Safra/RS: clima favorece colheita de trigo, que atinge 85% da área, mas atrapalha plantio verão


São Paulo, 19/11/2021 - A colheita de trigo no Rio Grande do Sul atinge 85% da área semeada, segundo a Emater. "A semana anterior apresentou dias secos e ensolarados, com registro de chuvas esparsas, baixa umidade do ar e temperaturas com grande variação entre as madrugadas e as tardes", diz a empresa sobre as boas condições ao trabalho, em relatório. Do trigo ainda no campo, 14% estão em maturação e 1% em enchimento de grãos.

O clima, no entanto, atrapalhou o preparo do solo e o plantio da soja em algumas regiões, disse a Emater. Da área prevista, 52% está semeada com a oleaginosa. "A semeadura do milho avançou lentamente em virtude da diminuição da umidade do solo e chega a 85% no Estado. Destes, 69% está em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, 20% em floração e 11% em enchimento de grãos", informou.

Quanto à safra de arroz, em Uruguaiana foi implantada toda a área de 75 mil hectares previstos para a atual safra. Em Pelotas, 95% da área prevista de 175 mil hectares para safra está semeada. "As lavouras semeadas apresentam bom estande de plantas, com adequado desenvolvimento vegetativo e excelente estado fitossanitário."
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: