Agronegócios
26/12/2017 16:36

Pescado: Ministério da Agricultura se reúne com setor para debater suspensão de exportação à UE


São Paulo, 26/12/2017 - No dia 3 de janeiro entra em vigor a suspensão temporária da exportação de pescado para a União Europeia, informou o Ministério da Agricultura, em nota. Conforme a Pasta, a medida será acompanhada do Plano de Ação para responder aos questionamentos da UE apresentados por ocasião da missão de auditoria ocorrida em setembro deste ano.

Na manhã desta terça-feira, o secretário Luís Rangel conversou sobre as medidas com os representantes da Peixe Br (Associação Brasileira de Piscicultura) e das empresas Geneseas e Netuno. Em 2016, o Brasil exportou 33,1 milhões de dólares de pescado. Até 30 de novembro de 2017, a exportação somava 21,8 milhões de dólares.

A nota do ministério informa ainda que a Pasta solicitará aos europeus que separem as exigências sanitárias dos peixes de captura das espécies de cultivo (aquicultura). "As autoridades sanitárias do bloco europeu consideram que os pescados fazem parte de um único contexto, posição que discordamos. São matrizes diferentes (contaminantes e riscos diferentes) para serem tratadas de maneira igualitária", informou o secretário.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos