Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Axel REE anuncia descoberta de mineralização de Gálio no projeto Caladão, em Minas Gerais

O gálio é ummineral crítico para semicondutores e tecnologias avançadas. Descoberta fortalece o Brasil na cadeia global de minerais estratégicos. A australiana Axel REE Limited (AXL)

19 de dezembro de 2024

O gálio é ummineral crítico para semicondutores e tecnologias avançadas. Descoberta fortalece o Brasil na cadeia global de minerais estratégicos.

 A australiana Axel REE Limited (AXL) anunciou a descoberta de significativa mineralização de gálio no seu Projeto Caladão, localizado no Vale do Lítio, em Minas Gerais. O gálio, classificado como mineral crítico pelos Estados Unidos e pela União Europeia, é amplamente utilizado em tecnologias avançadas, como semicondutores de alto desempenho e equipamentos de defesa.

O resultado é parte da primeira fase do programa de perfuração da empresa, que revelou altos teores de gálio (Ga₂O₃) com interseções impressionantes, chegando a 124 g/t Ga₂O₃ em perfis de até 45 metros de espessura a partir da superfície. Algumas das principais descobertas incluem:

  • CLD-AUG-109: 6m @ 71 g/t Ga₂O₃ a partir de 4m, incluindo 1m @ 124 g/t Ga₂O₃.
  • CLD-DDH-005: 14m @ 77 g/t Ga₂O₃ a partir da superfície.
  • CLD-DDH-006: 45m @ 50 g/t Ga₂O₃ desde a superfície.

Brasil como Fornecedor Global de Minerais Críticos

O diretor geral da companhia no Brasil, Fernando Tallarico, ressaltou que a descoberta posiciona o Brasil estrategicamente no mercado global de minerais críticos. “Com o anúncio da China de restringir a exportação de gálio, a identificação dessa mineralização nos coloca em posição de destaque como fornecedor confiável para o Ocidente. Além disso, o gálio foi encontrado em camadas superficiais, o que traz vantagens econômicas importantes ao projeto,” afirmou.

Até momento a companhia realizou sondagens em cerca de 30 km² da área do projeto, representando menos de 10% da área total. A mineralização de gálio acompanha as tendências dos elementos de terras raras (REE), já previamente identificados pela empresa no local. A continuidade dos programas de perfuração indica que o potencial do depósito pode ser ainda maior.

 Importância do Gálio

Fernando Tallarico explica que o gálio é um material essencial para a produção de chips semicondutores, componentes de comunicação e tecnologias críticas para a transição energética global. A crescente demanda, combinada com restrições de exportação impostas pela China, tem impulsionado a busca por fontes alternativas e sustentáveis, como as desenvolvidas no Brasil.

Próximos Passos

A Axel REE continuará a análise dos resultados, avançando com o desenvolvimento do Projeto Caladão. A empresa reitera seu compromisso com práticas de mineração sustentáveis e o desenvolvimento econômico local, contribuindo para consolidar o Brasil como um hub global de minerais estratégicos.

Na semana passada a Axel REE havia comunicado concentrações recordes de óxidos totais de terras-raras (TREO) e óxidos magnéticos de terras-raras (MREO) na área do projeto Caladão. Os resultados alcançados na primeira fase do programa de perfuração de 2,6 mil metros confirmam o potencial de classe mundial do depósito.            

Nas análises, a companhia australiana identificou teores de até 28.321 partes por milhão (ppm) de TREO e até 7.606 ppm de MREO. Os números revelam uma mineralização de alto grau e em todas as direções do terreno de cerca de 30 quilômetros quadrados (km²) perfurados até o momento, o que representa menos de 10% da área total do  projeto.

OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil

Veja também