Política
05/05/2022 18:42

Pacheco diz que veto à lei Aldir Blanc 'pode ter tendência' de ser derrubado no Congresso


Por Daniel Weterman

Brasília, 05/05/2022 - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que os projetos destinados ao setor cultural têm um forte apelo no Congresso e poderão ser recuperados com a derrubada dos vetos do presidente Jair Bolsonaro.

Nesta quinta-feira, 5, Bolsonaro vetou o projeto que institui a "Lei Aldir 2" e garante um benefício financeiro para o setor cultural de R$ 3 bilhões por ano por cinco anos, a partir de 2023. Anteriormente, o presidente havia vetado a Lei Paulo Gustavo, que prevê um socorro de R$ 3,862 bilhões ao segmento excepcionalmente neste ano. 

"Eu imagino que pela força que esses projetos ganharam no âmbito do Congresso Nacional, a boa aceitação dos parlamentares, pode sim haver tendência de derrubada do veto, mas é algo que não é uma decisão da presidência do congresso, é da maioria dos senadores e dos deputados federais", afirmou Pacheco, condicionando a decisão a um acordo de líderes partidários. 

O presidente do Senado confirmou que assumirá a Presidência da República nesta sexta-feira, 6, durante um dia om as viagens internacionais do presidente Jair Bolsonaro, do vice-presidente Hamilton Mourão e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mas afirmou que não tem programada nenhuma agenda ou medida a ser tomada no cargo. "Apenas o cumprimento de uma obrigação constitucional". 

Contato: daniel.weterman@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso