Política
05/05/2022 11:53

Eleições 2022: Número de eleitores entre 16 e 18 anos aumentou 47,2%, diz Fachin


Por Isabela Mendes

São Paulo, 05/05/2022 - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Edson Fachin, disse hoje (5) que o Brasil cadastrou 2 milhões de novos eleitores na faixa de 16 a 18 anos, entre abril e janeiro deste ano. De acordo com o ministro, a alta é de 47,2% em comparação com o mesmo período em 2018.

Durante a abertura da sessão plenária desta quinta-feira, Fachin disse que os números são "animadores", e que são "um reflexo da mobilização encabeçada pelo TSE durante a semana do jovem eleitor, entre 14 e 18 de março e que teve adesão espontânea dos partidos, da sociedade civil e de toda a sociedade brasileira."

O magistrado acrescentou, ainda, que "a Justiça Eleitoral mostrou toda a força que tem", registrando mais de 8.951.527 solicitações presenciais e virtuais pelos sistemas elo e Título Net. "É com orgulho e satisfação que anuncio o resultado parcial de todo esse esforço, que superou todos os recordes já registrados pela Justiça Eleitoral brasileira em 90 anos", disse. "País unido pelo bem, pela concórdia, pelo fortalecimento da democracia", declarou ao agradecer a todos que participaram da campanha de incentivo à regularização do título de eleitor.

Fachin também convocou os maiores de 70 anos a fazerem parte das eleições, e afirmou que a Justiça Eleitoral "não medirá esforços para realizar eleições limpas, transparentes, com paz e segurança", afastando episódios recentes de desacreditar o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas, especialmente incitados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que sugeriu na semana passada uma apuração paralela de votos pelas Forças Armadas.

O presidente do TSE aproveitou sua fala para reiterar o papel da imprensa na difusão de informações, destacando o livre exercício da profissão de forma respeitosa.

Contato: isabelam.santos@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso