Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
4 de maio de 2026
Por Marianna Gualter
Brasília, 04/05/2026 – A mediana do relatório Focus para a inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de 2026 aumentou pela nona semana consecutiva, de 4,80% para 5,50%. Um mês antes, era de 3,73%. Considerando só as 39 projeções atualizadas nos últimos cinco dias úteis, subiu de 4,98% para 5,42%.
Os índices gerais de preços da Fundação Getulio Vargas (FGV) são particularmente sensíveis a aumentos nos preços de matérias-primas, como a disparada do petróleo no mercado internacional devido aos ataques de Estados Unidos e Israel contra o Irã no início de março.
Esses indicadores medem um agregado da inflação para três grupos: produtores (atacado, com impacto do câmbio e da variação e commodities), com peso de aproximadamente 60%; consumidores, com 30%; e construção, 10%.
A mediana para o IGP-M de 2027 permaneceu em 4,00% pela 11ª semana consecutiva. A projeção para o IGP-M no fim de 2028 subiu de 3,82% para 3,83%. Há um mês, era de 3,85%. Já para o o fim de 2029, permaneceu em 3,70% pela terceira semana seguinda. Um mês antes, era de 3,75%.
O IGP-M caiu 1,05% em 2025, a menor taxa desde 2023, quando havia recuado 3,18%.
Contato: marianna.gualter@broadcast.com.br
*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast.
Veja também