17 de dezembro de 2025
Por Claudio Marques, do Viva
São Paulo, 17/12/2025 – O portal VIVA, que entrou no ar em maio deste ano, é um dos finalistas do Prêmio bstory 2025, a ser concedido pelo Movimento bstory – iniciativa focada na geração 50+, na diversidade geracional e na longevidade.
O VIVA, que também tem foco na população 50+ e no combate ao idadismo, concorre na categoria Iniciativas Jornalísticas. O portal é fruto de uma parceria entre a Broadcast | Agência Estado, empresa do Grupo Estado, e o Banco Mercantil.
A premiação é o marco inicial do Movimento bstory. Lançado em 17 julho, foi criado em parceria entre o Grupo Empresarial de Comunicação – Gecom, integrado pelos dirigentes das empresas Boxnet, Business News, Jornalistas&Cia e Mega Brasil, e os irmãos comunicadores Paulo José Marinho (ex-Itaú) e Daniel Marinho (ex-Motiva). A iniciativa tem o objetivo de mobilizar diversos setores profissionais do País na jornada contra o etarismo.
A ideia da premiação é valorizar, dar visibilidade e reconhecer as trajetórias e contribuições bem-sucedidas de pessoas, empresas, instituições e governos para essa causa, em todas as suas áreas de atuação. O prêmio é dividido em 10 categorias.
Nesta primeira edição, os 135 membros do Conselho Maestro do Movimento bstory indicaram um total de 275 iniciativas para as 10 categorias. Os conselheiros, impedidos de votar nas suas próprias indicações, julgaram os quesitos de avaliação, atribuindo a cada um deles notas inteiras de zero a 10.
Estes são os quesitos avaliados:
1. Ideia/Inspiração
2. Originalidade
3. Adequação à categoria
4. Criatividade na sua implementação e disseminação
5. Dificuldades enfrentadas e grau de superação
6. Impacto público
7. Repercussão junto à opinião pública (nos limites de sua abrangência)
8. Resultados práticos das ações empreendidas ao longo da jornada
9. Mobilização do público (nos limites de sua abrangência) em torno da causa.
Veja a seguir os três finalistas em cada uma das categorias:
Empreendedores
Finalistas:
Alexandre Kalache – Gerontólogo pioneiro com 40 anos de dedicação ao envelhecimento (professor, funcionário público, ativista), reconhecido internacionalmente por mudar o paradigma tradicional da área e visualizar o envelhecimento populacional como fenômeno mundial.
Flavia Ranieri – Especialista em envelhecimento, dirige o Gero.pro (plataforma de educação) e é professora de pós-graduação em hospitais renomados (Albert Einstein, Sírio Libanês). É também responsável por projetos imobiliários emblemáticos para idosos no Brasil.
Willians Fiori – Gerontólogo e especialista em Economia da Longevidade, idealizador do Gerocultura e autor de livros. É o criador do Gerocast, o maior podcast sobre longevidade da América Latina.
Empresas Privadas ou Públicas
Finalistas:
Data8 – Principal hub líder na América Latina em pesquisa e inteligência de mercado sobre a revolução da longevidade. Referência em dados e tendências sobre o comportamento 50+, visando cocriar uma sociedade longeva mais inclusiva.
Nestlé Brasil – O tema “gerações” é um pilar estratégico de D&I, com mais de 2 mil profissionais 50+ e foco na atração de talentos experientes e no impulsionamento de carreiras mais longas.
Talento Sênior – Seniortech que conecta profissionais maduros (45+), com vasta experiência de mercado, a empresas que demandam seus serviços através do modelo “Talent as a Service” (TaaS), promovendo economia e acesso a talentos experientes.
Eventos
Finalistas:
1ª edição do Festival da Longevidade em Florianópolis – Festival que reuniu inovação, qualidade de vida e o ecossistema tecnológico de Florianópolis, sediando pela primeira vez o evento voltado à melhor idade.
Fórum da Longevidade Bradesco Seguros – Referência na difusão e debate de temas geracionais, reconhecido por realizar sua décima oitava edição.
Sebrae – Oferece cursos, orientação e soluções para empreendedores 50+, incluindo jornadas de solução para empresas e programas focados em longevidade e empreendedorismo feminino, além de atendimento personalizado e eventos.
Influenciadores Sociais
Finalistas:
Mariana Mello – Jornalista e idealizadora do Maturidades, especializada em Gerontologia (PUC-SP e Einstein), dedicada a comunicar sobre envelhecimento de forma leve.
Miriam Goldenberg – Antropóloga, pesquisadora e professora da UFRJ, autora de 30 livros e colunista de veículos importantes (Folha de S. Paulo e Vogue).
Sandra Quinteiro (San Quinteiro) – Facilitadora, consultora e mentora com foco no desenvolvimento de pessoas e organizações, e autora do livro “Reinventando vida e carreira depois dos 40”.
Iniciativas Culturais
Finalistas:
Criativa Idade – Projeto intergeracional de nove anos da ESPM (vinculado ao 50+ 60+), que oferece acesso gratuito a pessoas 60+, promovendo inclusão, protagonismo e desenvolvimento de habilidades digitais.
Envelhescência: documentário – Documentário sobre a rotina de 6 pessoas 60+ que vivem de forma plena e bem-humorada, sugerindo uma nova perspectiva sobre o envelhecimento, combatendo o etarismo e incentivando o planejamento pós-carreira.
“Vitória” – Filme do diretor Andrucha Waddington – Filme estrelado por Fernanda Montenegro, baseado na história real de Joana Zeferino da Paz, uma aposentada que desmantelou uma quadrilha de traficantes e policiais, enfrentando a corrupção e lutando por um futuro melhor.
Iniciativas Digitais
Finalistas:
Avosidade – Plataforma de conteúdo (portal, podcast, eventos e redes sociais) dedicada à longevidade e intergeracionalidade, com vasta produção (4.000 posts, 220 podcasts) e foco em independência editorial e diálogo.
Drauzio Varella – Um dos principais nomes da comunicação em saúde do Brasil, que, aos 82 anos, populariza o conhecimento médico e científico com empatia em seu Portal Drauzio Varella, um dos maiores portais de saúde do país.
Rede Longevidade – Consultoria em Gerontologia e Direito da Pessoa Idosa que, através de sua metodologia educacional gratuita e plataforma de conteúdo, já alcançou mais de 1,5 milhão de pessoas com soluções educacionais integradas.
Iniciativas Educacionais
Finalistas:
Age-Free World – Liderado por Fábio Betti, o projeto promove inclusão intergeracional e combate ao preconceito etário por meio de educação, valorizando o potencial que surge do encontro e colaboração entre distintas gerações.
Maturar Projetos para adultos e +60 – Iniciativa focada em adultos e 60+ que utiliza a arte, a educação e a curiosidade para expandir vivências e trabalhar o repertório pessoal, em uma proposta de trabalho colaborativo e aprendizado mútuo.
Rede Educativa para a Longevidade – Projeto da Prefeitura de Santos (liderado por Ana Bianca Flores Ciarlini) que leva o conceito de “Envelhecimento Ativo e Saudável” às escolas. Inclui o Programa “Inovação e Longevidade”, que usa TI para suprir necessidades da população 50+.
Iniciativas Jornalísticas
Finalistas:
Canal VivaBem UOL Longevidade – Seção dedicada à longevidade (saúde, alimentação, qualidade de vida) no portal de bem-estar do UOL, reconhecida pela qualidade e credibilidade jornalística.
Portal VIVA Notícias – Maior portal de notícias com foco na geração 50+, diversidade geracional e longevidade, foi lançado em maio de 2025 para levar informações jornalísticas de qualidade para esse público.
TV Globo: Globo Repórter/Profissão Repórter/Fantástico – Destaque do Grupo Globo na cobertura de temas geracionais, com programas como Profissão Repórter (“Parece que você fez 50 anos e não presta para mais nada”), Globo Repórter (consequências da Revolução da Longevidade) e Fantástico (série sobre a potência da longevidade 50+).
Instituições da Sociedade Civil
Finalistas:
Fundação Dom Cabral – FDC Longevidade – Iniciativa pioneira na geração e disseminação gratuita de conhecimento sobre longevidade (7 publicações desde 2020), com mais de 5.000 downloads e disciplinas sobre o tema em seus programas.
Instituto de Longevidade MAG – Associação sem fins lucrativos da MAG Seguros que estuda os impactos socioeconômicos do envelhecimento e oferece soluções para auxiliar na conquista da Longevidade Financeira, sendo referência inovadora em conteúdo sobre o tema.
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) – Fundada em 1961, é uma associação civil que congrega profissionais, estimula o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico em Geriatria e Gerontologia, promovendo o aprimoramento de seus associados.
Políticas Públicas
Finalistas:
Programa Empregabilidade 50+ da Prefeitura do Rio de Janeiro – Iniciativa da Secretaria do Envelhecimento Saudável (Semesqv) que oferece oportunidades de trabalho exclusivas para o público 50+, visando inclusão no mercado e valorização da experiência profissional.
Programa Maior Cuidado da Prefeitura de Belo Horizonte – Programa que apoia famílias e aumenta a qualidade de vida de idosos de baixa renda em situação de abandono ou semiabandono, com atendimento integral por equipes multidisciplinares. É considerado um benchmark nacional.
Programa “São Paulo Amigo do Idoso (SPAI) do Governo de SP – Programa que financia uma rede de atenção (120 Centros de Convivência – CCI e 70 Centros Dia – CDI) e incentiva municípios a fortalecerem ações por meio do Selo Paulista da Longevidade (certificando 300 cidades).
Destaque
Reconhecida como o Destaque do Prêmio bstory 2025, a Maturi completa dez anos de história transformando o mercado para o público 50+. Desde sua fundação em 2015, a empresa expandiu sua atuação de uma plataforma de recrutamento para uma consultoria completa de treinamento e impacto social. Com uma rede de 815 empresas parceiras e quase 280 mil profissionais cadastrados, a organização já capacitou 88 mil pessoas e viabilizou a recolocação de mais de 9 mil profissionais experientes no mercado de trabalho.
Leia esta e outras reportagens no Viva, o portal de notícias para o público 50+ da Broadcast. Acesse www.viva.com.br
Veja também