Política
19/05/2022 11:30

Papo com Editor: Temos que blindar Polícia Federal de interferências, diz presidente da ADPF


Por Eduardo Gayer e Gustavo Porto

Brasília, 18/05/2022 - O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, defendeu, em entrevista ao Papo com Editor, do Broadcast Político, a criação de um mandato fixo para a direção-geral da Polícia Federal como forma de defender a corporação de interferências políticas.

"Temos que blindar a Polícia Federal, porque ela é um órgão de Estado, não de governo. Qualquer tipo de ilação, de possibilidade só vai ser bloqueada se tivermos mandato para diretor-geral. É imprescindível", afirmou Leiro.

O mandato defendido pela ADPF para o diretor-geral seria como o adotado recentemente pelo Banco Central: descasado do mandato do Presidente da República. "É uma garantia até para o governo, independente de qual seja, de que não vai ter interferência", diz o chefe da APDF.

No novo modelo, defende Leiro, o diretor-geral teria a autonomia para escolher o segundo escalão sem o crivo de órgãos controlados pelo Palácio do Planalto, como a Casa Civil e o Ministério da Justiça.

Em abril de 2020, Sérgio Moro deixou o governo Jair Bolsonaro (PL) alegando que o chefe do Executivo tentou interferir na Polícia Federal ao exonerar Maurício Valeixo, então diretor-geral da corporação, com o objetivo de proteger sua família e aliados de investigações. O inquérito aberto para investigar o caso, no entanto, concluiu que Bolsonaro não cometeu crime.

O vídeo da entrevista com o presidente da ADPF está disponível para assinantes do terminal broadcast+ na Broadcast TV, em Comentário Político, e no Broadcast Político.

Contatos: eduardo.gayer@estadao.com e gustavo.porto@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso