Política
15/09/2022 16:58

Broadcast Live/Cintra defende manutenção do imposto de renda com redução do imposto da pessoa jurídica


Por Sofia Aguiar e Matheus de Souza

São Paulo, 15/09/2022 - O ex-secretário da Receita Federal Marcos Cintra, economista da campanha e vice na chapa da senadora Soraya Thronicke (União Brasil), defendeu há pouco, em entrevista ao Broadcast Live, a proposta do imposto único com manutenção do imposto de renda e redução do imposto da pessoa jurídica. O economista, no entanto, reconhece dificuldades na aprovação da pauta.

A implantação do imposto único federal consta como uma pauta antiga defendida por Cintra. Segundo ele, há 30 anos, a ideia era fazer um imposto único nacional, que substituísse tributos da União, dos Estados e dos municípios para apenas um. “Mas aprendi que ao longo desses 30 anos que isso enfrenta uma grande dificuldade que é o pacto tributário brasileiro”, que considera “muito complexo”.

Ele explica que, ao introduzir o imposto único federal, “não estaríamos discutindo a concordância ou não de governadores e prefeitos, isso ficaria para um segundo estágio”. “A ideia é que todos os impostos da união, exceto os impostos com características extrafiscais, mas nós substituiremos todos os demais por apenas dois tributos”, detalha. Cintra, então, defendeu a manutenção do Imposto de Renda (IR) .

Segundo o economista, o IR aumentaria limite de isenção para cinco salários mínimos e a outra modificação seria reduzir significativamente o imposto de renda da pessoa jurídica. Já os demais tributos seriam substituídos por apenas um tributo que incidiria sobre pagamentos com alíquota de 1,26% no crédito e no débito.

Contatos: sofia.aguiar@estadao.com e matheus.silva@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso