Política
03/08/2022 14:54

Eleições 2022/Pablo Marçal: Presidente do Pros não tem poder de mudar resultado de convenção


Por Giordanna Neves

São Paulo, 3/08/2022 - Após a direção do Pros, restituída pela Justiça, declarar apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o candidato ao Planalto pela legenda, coach Pablo Marçal, emitiu uma nota criticando a posição.

Segundo Marçal, legalmente, a direção temporária do Pros, “encarnada na figura do presidente afastado por corrupção e malversação de verbas do Fundo Partidário, Euripedes Júnior, não tem poder de mudar o resultado de uma convenção realizada dentro do prazo legal”. O PROS oficializou a candidatura do coach no último domingo.

A nota diz ainda que Júnior precisaria de estar a 10 dias no comando da sigla para convocar uma nova convenção. “Como assumiu dia 1 de agosto e o prazo final das convenções é 5 de agosto, mesmo que se mantivesse no cargo, o que é improvável, não teria o amparo legal para mudar os rumos de uma convenção”, afirma.

Responsável pela aliança com o PT, Júnior reassumiu a legenda após obter uma liminar do vice-presidente do STJ, Jorge Mussi, no último domingo, 31. Até então, o partido estava nas mãos do grupo do advogado Marcus Hollanda, que lançou Marçal.

As decisões se dão em meio a uma disputa judicial que se arrasta desde 2021 pelo comando do partido, que envolvem trocas de acusações, inclusive sobre o uso de verbas públicas destinadas a bancar a legenda.

Leia a nota na íntegra:

“Sobre a notícia veiculada a partir de uma nota do PT de que a direção temporária do PROS, encarnada na figura do presidente afastado por corrupção e malversação de verbas do Fundo Partidário, Euripedes Júnior, temos a informar que legalmente ele não tem esse poder de mudar o resultado de uma convenção realizada dentro do prazo legal, pois precisaria dispor dos 10 dias para convocação e como assumiu dia 1 de agosto e o prazo final das convenções é 5 de agosto, mesmo que se mantivesse no cargo, o que é improvável, não teria o amparo legal para mudar os rumos de uma convenção.

Contato: giordanna.neves@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso