Política
03/08/2022 13:19

Eleições 2022: PROS decide apoiar chapa Lula-Alckmin


Por Giordanna Neves

São Paulo, 3/08/2022 - A direção do PROS declarou apoio a chapa de Luiz Inácio da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) no primeiro turno da eleição presidencial. O PROS havia lançado a candidatura do coach Pablo Marçal na disputa pelo Planalto.

O anúncio foi feito durante reunião com coordenadores da campanha do PT em São Paulo. Estiveram presentes no encontro dirigentes do PROS, o presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, e Alckmin. A formalização do apoio do PROS ao ex-presidente ocorre na convenção do partido na próxima sexta-feira, 5.

Em nota, a assessoria do Mercadante informou que o apoio da legenda à candidatura de Lula “está sendo alinhado na maioria dos Estados da federação”.

Hoje mais cedo, o candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, informou aos jornalistas que o PROS iria apoiar sua candidatura e a de Décio Lima, em Santa Catarina. Na prática, o apoio formal da sigla ao PT aumenta o tempo de TV dos candidatos no horário eleitoral.

Os representantes do PROS apresentaram como proposta para o programa de governo de Lula a necessidade de auxiliar os brasileiros endividados. “O tema que já consta nas diretrizes do programa será discutido com mais profundidade em parceria com a Fundação da Ordem Social que também está debruçada sobre o tema”, diz a nota.

O PROS apoiou a candidatura de Dilma Rousseff em 2014 e a de Fernando Haddad em 2018.

Avante

Além do PROS, dirigentes do PT esperam atrair ainda o apoio do Avante. A expectativa é de que André Janones, candidato à Presidência pelo partido, desista do pleito e apoie Lula já no primeiro turno.

Os dois devem se reunir amanhã em São Paulo. Como mostrou a coluna Jogo Político, as conversas entre ambos os lados têm passado pela incorporação de propostas de Janones à campanha de Lula e sua adoção num eventual governo.

Contato: giordanna.neves@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com come
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso