Economia & Mercados
23/11/2021 11:48

Inda/Loureiro: importadores deixam aço no porto à espera de melhor momento p/ nacionalização


Por Wagner Gomes

São Paulo, 23/11/2021 - O presidente do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), Carlos Loureiro, disse há pouco que apesar da queda das importações, existe um número razoável de material parado nos portos, principalmente no porto de São Francisco, à espera do melhor momento para a nacionalização. Em entrevista coletiva para falar sobre os números do setor, ele explicou que as importações que estão chegando agora no Brasil foram fechadas há quatro ou cinco meses atrás, com preços bem mais altos que os atuais.

"Se nacionalizados agora e vendidos significariam prejuízo grande para os importadores. Então, eles preferem manter o material no porto e não pagar os custos de internação aguardando um momento melhor", disse ele.

De acordo com o Inda, as importações encerraram o mês de outubro com queda de 31,5% em relação ao mês anterior, com volume total de 114,7 mil toneladas contra 167,3 mil. Comparando-se ao mesmo mês do ano anterior (67 mil toneladas), as importações registraram alta de 71,2%.

Contato: wagner.gomes@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso