Agronegócios
27/10/2017 16:45

Milho/AgRural: Plantio da safra de verão alcança 46% da área prevista no Centro-Sul


São Paulo, 27/10/2017 - O plantio de milho verão da safra 2017/18 alcançou 46% da área prevista para o Centro-Sul do Brasil até quinta-feira (26). O resultado representa avanço de 4 pontos porcentuais ante a semana passada, mas segue abaixo do apurado nesta época do ano passado, quando 52% da área havia sido cultivada, apontou a consultoria AgRural, em relatório semanal. Em relação à média dos últimos cinco anos, de 44%, o porcentual indica leve avanço.

A AgRural fez a ressalva de que o avanço semanal mais lento é normal para esta época do ano, porque apesar de o plantio ter entrado na fase final no Sul, ainda não engrenou em São Paulo, Minas Gerais e Goiás. O tempo seco tem dificultado o começo do cultivo nestes Estados, mas são previstas boas chuvas para tais áreas entre outubro e novembro. Na semana passada, a consultoria informou que 8% da área prevista em São Paulo havia sido semeada; em Goiás e Minas Gerais, a área cultivada não chegava a 1% do previsto. No Paraná, 93% da área prevista havia sido plantada e em Santa Catarina, 88%.

No Rio Grande do Sul, onde a semeadura tinha sido praticamente finalizada na semana passada, as geadas fora de época em algumas áreas de baixada não prejudicaram as lavouras, segundo a consultoria.

Nesta semana a AgRural também finalizou sua revisão mensal de safra referente a novembro para o milho verão, que recuou levemente em relação ao projetado em outubro. A área estimada no Centro-Sul agora é de 2,918 milhões de hectares, contra 2,970 milhões de hectares no mês anterior. O novo valor é 13,3% inferior à área do ciclo passado.

A produção potencial, calculada com base na área revisada e na linha de tendência de produtividade, passou para 21,210 milhões de toneladas, ante 21,6 milhões de toneladas previstas em outubro e 25,005 milhões de toneladas em 2016/17 (-15,2%). A consultoria informou ainda que a partir de dezembro passará a substituir a linha de tendência de produtividade por estimativas rendimento. Quanto à safrinha 2018, a primeira estimativa da AgRural será divulgada em dezembro. (Clarice Couto - clarice.couto@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos