Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
6 de maio de 2026
Por João Caires e Renan Monteiro
Brasília, 26/03/2026 – O Tribunal de Contas da União (TCU) revogou nesta quarta-feira, 6, a decisão que impediu temporariamente o aporte federal de R$ 2,6 bilhões para obras do túnel submerso que ligará as cidades litorâneas de Santos e Guarujá, em São Paulo.
A Corte de Contas havia determinado o impedimento em março de 2026 por entender que não havia um instrumento formal assinado pelas partes envolvidas capaz de gerir o aporte financeiro, o que colocaria em risco sua administração.
No voto, o ministro relator, Bruno Dantas, afirmou que o instrumento apresentado pela Autoridade Portuária de Santos (APS) ao TCU ainda não é essencial para administração do recurso, mas já pôde ser considerado um avanço significativo para a liberação.
“O bloqueio veio para buscar uma governança interfederativa que dê segurança jurídica para os aportes federais. Houve avanço, ainda não o suficiente, mas necessário para revogar a cautelar, já que há necessidade de o aporte ser feito até a próxima semana sob pena de descumprimento contratual”, afirmou durante apresentação do voto.
Segundo o relator, a liberação ainda fica condicionada à formalização do instrumento jurídico que regule a governança do aporte federal.
Contatos: joao.caires@braodcast.com.br e renan.monteiro@broadcast.com.br
Veja também