Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
4 de maio de 2026
Por Leticia Fernandes, do Estadão
Às vésperas do lançamento do Novo Desenrola Brasil, programa do governo Lula oficializado nesta segunda-feira, 4, que permite a renegociação de dívidas de brasileiros, a busca pelo termo “dívida” bateu recorde no Google.
Levantamento do Projeto Brief, obtido pela Coluna do Estadão, aponta que a procura pela palavra atingiu o maior nível da série histórica do Google, com um aumento de 150% nos últimos cinco anos. A medição foi feita na última quinta-feira, 30 de abril.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Medida Provisória que cria o programa nesta segunda-feira. O Novo Desenrola terá quatro eixos: famílias, estudantes, empreendedores e agricultores rurais.
Inadimplência atinge 80 milhões de brasileiros
O Brasil tem hoje inadimplência que afeta mais de 80 milhões de brasileiros, com dívidas não pagas que somavam R$ 539 bilhões em fevereiro deste ano, segundo a datatech Serasa Experian, o que virou foco de preocupação do governo, sobretudo em ano eleitoral. Especialistas alertam, porém, que o Desenrola 2 deve ter efeito efêmero, assim como aconteceu com o primeiro programa.
O que explica a aparente contradição entre o bom desempenho da macroeconomia e a dificuldade nas finanças pessoais é a elevada taxa de juros. A falta de ajuste fiscal, que exigiria maior controle dos gastos públicos, tem dificultado a redução dos juros.
A Selic ficou por muito tempo estacionada em 15% ao ano, o maior nível em duas décadas. Em 18 de março, o juro básico teve um ligeiro recuo para 14,75%.
Além dos juros elevados, o alto comprometimento da renda dos brasileiros é apontado por especialistas como um fator que turbinou a inadimplência. De acordo com dados do Banco Central, quase metade da população está endividada.
Veja também