Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
Durante Expominério especialistas destacaram a perspectivas para o mercado do ouro e estratégias que ampliam o acesso dos pequenos produtores ao mercado global do metal com segurança jurídica e
12 de novembro de 2024
Durante Expominério especialistas destacaram a perspectivas para o mercado do ouro e estratégias que ampliam o acesso dos pequenos produtores ao mercado global do metal com segurança jurídica e competitividade.
A Expominério 2024 reuniu, em Cuiabá especialistas, empresários e pequenos mineradores para discutir desafios e oportunidades no setor mineral brasileiro. Com foco em tornar o setor mais competitivo e sustentável, o evento apresentou soluções que facilitam a entrada de pequenos mineradores de ouro no mercado internacional, buscando não apenas aprimorar a comercialização, mas também disseminar práticas responsáveis e transparentes na produção.
O evento evidenciou que a demanda global por ouro está em ascensão, principalmente entre investidores interessados em produtos rastreáveis e de origem certificada. Para pequenos mineradores brasileiros, isso representa uma oportunidade única, explicou Maurício Gaioti, CEO da Alpha Minerals, durante painel que abordou a evolução, gestão e exportação no mercado do ouro.
O executivo apresentou o ecossistema desenvolvido pela Alpha Minerals para facilitar o acesso dos mineradores de ouro ao mercado internacional, que simplifica o processo de exportação e elimina intermediários e garante o melhor preço com segurança jurídica e responsabilidade ambiental.
“Acreditamos que o impacto que podemos ter no mercado está atrelado a educação e conhecimento. Essa é a maior revolução dentro do ramo do ouro. O acesso à informação que passamos gratuitamente aos nossos clientes conforme eles vão acessando novos níveis de mercado. Temos uma relação de parceria ao identificar ineficiências de gestão e na venda do ouro. Ao ajustar esses detalhes o ganho que a mineradora passa a ter é expressivo e consistente”, destacou Gaoiti.
Gaioti avalia que os pequenos mineradores esbarram em desafios de gestão e planejamento tributário. E isso, limita o potencial de crescimento, avalia. “Com o objetivo de romper essa barreira, a Alpha desenvolveu soluções que levam práticas e conhecimentos das grandes mineradoras ao pequeno minerador, proporcionando acesso seguro ao mercado internacional.”
Segundo Gaioti, o pequeno minerador de ouro brasileiro tem uma chance real de prosperar no mercado global, desde que invista em capacitação, inovação e sustentabilidade e se adapte às novas demandas do mercado.
A Expominério mostrou que o futuro do pequeno minerador depende, em grande parte, de sua capacidade de adaptação e inovação. Com um mercado global cada vez mais atento à sustentabilidade e à transparência, eles encontraram no evento um espaço de aprendizado e conexão que pode elevar o padrão do ouro brasileiro, posicionando o Brasil como exemplo na produção de ouro responsável.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil
Veja também