Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
30 de abril de 2026
Por Gabriel de Sousa
Brasília, 30/04/2026 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou o pronunciamento na cadeia nacional de rádio e televisão para, entre outros pontos, defender o fim da escala de trabalho 6×1. Segundo o presidente, a redução da jornada de trabalho é importante para permitir aos trabalhadores mais tempo para passar com a família e ir para as igrejas.
“O fim da escala 6×1 vai garantir mais tempo com a família. Mais tempo para acompanhar o crescimento dos filhos, estudar, cuidar da saúde, ir à igreja, viver além do trabalho. Mais tempo para descansar, porque eu sei o quanto o trabalhador brasileiro está cansado”, disse o petista.
O presidente disse ainda que o mês de abril foi “histórico” por conta do envio do projeto de autoria do governo que acaba com a escala 6×1. A proposta foi encaminhada para o Congresso no último dia 13. Lula também afirmou que não há sentido em, diante do avanço tecnológico, haver brasileiros que descansem apenas um dia na semana.
“Não faz sentido que, em pleno século 21, com toda a evolução tecnológica, milhões de brasileiros e brasileiras tenham que trabalhar seis dias por semana para descansar apenas um dia. Para as mulheres, a situação é muito mais difícil. Elas chegam cansadas do trabalho e, na maioria das vezes, ainda precisam cuidar da casa e dos filhos”, afirmou o presidente no pronunciamento, que deve a duração de sete minutos.
O presidente também fez um balanço das ações do governo, como os números positivos da economia, a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, mas admitiu que as entregas ainda são poucas “diante das necessidades das famílias”.
Contato: gabriel.sousa@estadao.com
Veja também